A Prefeitura de Artur Nogueira ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos. A aplicação dos imunizantes nesse grupo será feita a partir deste sábado (20), mediante a apresentação de receita e/ou carta médica.
A vacinação desta faixa etária de público infantil priorizará a aplicação em crianças com comorbidades, com deficiências, indígenas e quilombolas.
A imunização ocorre em dois diferentes pontos da cidade, a sala de vacinação da UBS Terezinha Vicensotti e do Espaço Mãe e Filho. O atendimento será neste sábado (20) de 8h às 17h e durante a semana, de segunda a sexta, das 8h às 11h e de 13h às 15h (UBS Terezinha Vicensotti) e das 8h às 14h (Espaço Mãe e Filho).
A secretária de Saúde Angela Pulz também pontua que o Governo do Estado de São Paulo também liberou a dose adicional (5ª dose) para imunossuprimidos acima de 18 anos.
O QUE LEVAR?
Para a criança se vacinar, será necessária a apresentação de CPF, certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência. Além disso, é preciso que ela esteja acompanhada do pai/mãe ou do representante legal ou apresentar o termo de assentimento.
Após a aplicação da vacina, a criança deverá aguardar no local por 20 minutos para que a equipe médica avalie alguma possível reação do imunizante.
INTERVALO
Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vacina da Covid-19 pediátrica recomendada é a Coronavac. E o intervalo entre uma dose e outra será de 4 semanas.
CRIANÇAS ACAMADAS
A Secretaria de Saúde orienta que os familiares das crianças acamadas devem procurar as unidades de vacinação para o agendamento da vacinação em casa.
LISTA COMORBIDADES
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV