Em um mês da Campanha Outubro Rosa – iniciativa nacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, viabilizou 759 mamografias. A realização em massa do procedimento integra mais uma ação do Poder Público para otimizar, cada vez mais, os serviços prestados à população.
Do total de exames, 533 foram realizados na carreta “Mulheres do Peito”, que esteve instalada na cidade entre os dias 11 e 22 de outubro; e outros 226 foram feitos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), cujos agendamentos podem ser solicitados pelas pacientes nos Postos de Saúde. De acordo com a secretaria, 69 mulheres não compareceram ao local de exame.
O prefeito Lucas Sia (PSD) frisa que, para suprir a demanda, a equipe de Saúde chegou a estender o horário de funcionamento do CEM durante o mês de outubro. “Foi feita uma força-tarefa para atender o maior número possível de mulheres”, disse.
A coordenadora da Atenção Básica, Soraia Cardoso, reforça que as pacientes que ainda não realizaram o exame devem se dirigir até o Posto de Saúde Familiar (PSF) da qual fazem parte, e solicitar a mamografia. Ele é indicado às mulheres com mais de 40 anos e que nunca realizaram o procedimento, ou aquelas que o realizaram há mais de dois anos.
“Seguiremos estimulando nossas usuárias da saúde pública a promoverem hábitos de autocuidado e prevenção. Checagem e exames devem ser feitos durante o ano todo”, enfatizou a coordenadora.
IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
Segundo especialistas, a mamografia é um exame que identifica microcalcificações, que são pequenos cristais de cálcio que se depositam em lugares diversos do corpo, assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação.
A secretária de Saúde, Ângela Pulz Delgado, comenta que o exame deveria se tornar uma rotina na vida da mulher e enfatiza a importância dele. “A mamografia é a chave para o tratamento de câncer de mama ser bem-sucedido. Através do exame é possível detectar a doença no início, prevenindo que o caso se agrave e garantindo a saúde da paciente”.