Mariana Ribeiro Soares – RTP – O controle do Congresso norte-americano ainda está na balança, quando ainda restam milhões de votos por contabilizar. Os republicanos lideram neste momento a corrida pela conquista da Câmara dos Representantes, mas a esperança de uma “onda” vermelha caiu por terra durante a última noite, à medida que os democratas foram mostrando uma resistência surpreendente.
No Senado o cenário continua em aberto, uma vez que a batalha está muito equilibrada em Estados como Arizona, Geórgia, Nevada e Wisconsin. A contagem desses votos pode levar vários dias.
A notícia mais animadora da noite para o Partido Democrático foi a conquista, na Pensilvânia, de uma cadeira no Senado, até agora controlada pelos republicanos, que é a chave para manterem o controle da câmara alta. O democrata John Fetterman superou as sondagens e venceu a corrida contra o republicano Oz Mehmet.
As intercalares servem também de tiro de partida para as presidenciais de 2024, com Donald Trump a aguardar uma vantagem dos republicanos de forma a servir como alavanca para o seu regresso à Casa Branca.
Joe Biden tem alertado que a democracia também está em jogo nestas eleições e está atualmente “sob ataque”, uma vez que mais de metade dos 569 candidatos republicanos que vão a votos nestas eleições são negacionistas, alguns apoiantes de Trump, e não reconhecem Biden como o legítimo presidente. Uma vitória destes republicanos na corrida para governadores, procuradores-gerais e secretários de Estado no Arizona, Wisconsin, Nevada e outros Estados importantes, pode semear a confusão nas próximas eleições presidenciais, à semelhança do que aconteceu em 2020.