A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa começa nesta semana a agendar a vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades (doenças crônicas) contra a Covid-19. Neste caso, como ainda são poucas as doses disponibilizadas para os municípios, a vacinação vai ser agendada, em grupos, evitando-se o desperdício de doses. O esquema vacinal básico dos bebês de 6 meses a 2 anos prevê três doses.
Por isso, os pais ou responsáveis por estas crianças devem entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro ou região onde moram para agendar o atendimento. Eles devem estar com o CPF (geralmente anotado na Certidão de Nascimento) e a caderneta de vacinação da criança em mãos.
“Estamos retirando hoje (16/11) as duas primeiras doses da vacina ‘Pfizer Baby’ para crianças de 6 meses a 2 anos, mas serão poucos frascos, inicialmente apenas para crianças com comorbidades. Há um intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª doses, e a vacina da Pfizer tem uma validade menor. Por isso, para evitar desperdícios, todas as Unidades Básicas irão trabalhar com agenda, e o esquema vacinal deve começar imediatamente”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.
Segundo a profissional, as crianças que usam regularmente as UBSs e que possuem doenças crônicas já estão sendo procuradas pelas equipes para agendamento. “Para as crianças que não usam o SUS porque possuem algum tipo de convênio médico, solicitamos a esses pais que entrem em contato com a UBS do seu bairro até esta sexta-feira, para inclusão na agenda da vacinação”, completou Paula.
“Pedimos a todos os pais e mães que não deixem de vacinar suas crianças com doenças crônicas contra a Covid também. Procurem a Sala de Vacinação da UBS mais próxima de casa e protejam seus filhos contra essa e outras doenças fatais, colocando a Caderneta de Vacinação da criança em dia”, apelou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).
A lista de doenças crônicas elegíveis, no caso das crianças de 6 meses a 2 anos, inclui:
I – Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids;
V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);
VII – Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
OUTROS PÚBLICOS
Paralelamente, a Saúde Municipal de Nova Odessa segue aplicando as vacinas contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as sete UBSs da cidade, nos demais públicos elegíveis, conforme o esquema vacinal liberado para cada faixa etária.
Já são aplicadas, nas sete UBSs da cidade: 1ª e 2ª doses em crianças a partir dos 3 anos (com ou sem comorbidades); 1ª e 2ª doses em adolescentes em geral a partir dos 12 anos; 1ª, 2ª e 3ª doses em adultos em geral de 18 a 29 anos; e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para moradores com 30 anos ou mais, incluindo idosos.