Pesquisar
Close this search box.

Putin ordena cessar-fogo na Ucrânia durante o Natal ortodoxo

Medida vai vigorar por extenso horas, a partir de amanhã.

Por: Correio Nogueirense
05/01/2023

Reuters – O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta quinta-feira um cessar-fogo de 36 horas na Ucrânia durante o Natal ortodoxo, a primeira grande trégua dos mais de 10 meses de guerra que já matou dezenas de milhares e devastou áreas da Ucrânia .

Putin ordenou que o cessar-fogo começasse em 6 de janeiro, disse o Kremlin. Muitos cristãos ortodoxos, incluindo os que vivem na Rússia e na Ucrânia, comemoram o Natal nos dias 6 e 7 de janeiro.

O patriarca Kirill de Moscou convocou na quinta-feira para que ambos os lados da guerra na Ucrânia observassem uma trégua de Natal.

“Levando em consideração o apelo de Sua Santidade o Patriarca Kirill, instruo o Ministro da Defesa da Federação Russa a introduzir um regime de cessar-fogo ao longo de toda a linha de contato das partes na Ucrânia, das 12h00 de 6 de janeiro de 2023 às 24h00 de 7 de janeiro , 2023”, disse Putin no pedido.

As declarações do Kremlin invariavelmente usam o horário russo.

“A partir do fato de que um grande número de cidadãos que professam a ortodoxia vivem nas áreas de hostilidade, pedimos ao lado ucraniano que declare um cessar-fogo e permita que eles participem dos serviços religiosos na véspera de Natal, bem como no dia de Natal”, disse Putin. .

A Ucrânia rejeitou anteriormente o apelo de Kirill, embora não tenha havido reação imediata ao anúncio de cessar-fogo de Putin.

Um assessor sênior do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, Mykhailo Podolyak, classificou a Igreja Ortodoxa Russa como um “propagandista de guerra” que incitou o “assassinato em massa” de ucranianos e a militarização da Rússia.

“A declaração da Igreja Ortodoxa Russa sobre a ‘Trégua de Natal’ é uma armadilha cínica e um elemento de propaganda”, disse ele.

Comentários

Veja também