Reuters – O presidente Vladimir Putin e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, falaram por telefone sobre a troca de homens feridos na Ucrânia, a criação de um centro de gás na Turquia e a exportação de grãos do Mar Negro, disse o Kremlin em Segunda-feira.
“A troca de opiniões sobre a situação na Ucrânia continuou”, disse o Kremlin. Ele disse que a questão de uma troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia foi levantada, após conversas entre comissários de direitos humanos de ambos os países na Turquia na semana passada.
“Vladimir Putin chamou a atenção para a linha destrutiva do regime de Kyiv, que se baseia na intensificação das hostilidades com o apoio de patrocinadores ocidentais, aumentando o volume de armas e equipamentos militares transferidos”, disse o Kremlin em sua leitura da ligação.
Ele disse que a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro e formas de desbloquear fertilizantes e exportações de alimentos da Rússia foram discutidas. Erdogan e Putin também conversaram sobre energia, disse o Kremlin.
“Entre as prioridades está a cooperação no setor de energia, incluindo o fornecimento de gás natural russo e a criação de um centro regional de gás na Turquia”, afirmou o Kremlin.
Eles também discutiram a normalização das relações turco-sírias, disse.