Reuters – A neve pesada cobriu grandes áreas do Japão nesta quarta-feira, congestionando o tráfego, forçando centenas de cancelamentos de voos, interrompendo viagens de trem e deixando pelo menos uma pessoa morta.
Uma frente de clima excepcionalmente frio e sistemas de baixa pressão extrema provocaram a queda de neve e ventos fortes soprando no Japão desde terça-feira, depois de causar estragos em outros países da Ásia no início desta semana.
Pelo menos 124 pessoas morreram em temperaturas congelantes no Afeganistão no início desta semana, segundo relatos da mídia, enquanto a temperatura em Mohe, a cidade mais ao norte da China, caiu para um recorde de -53 graus Celsius (-63,4 graus Fahrenheit) no domingo.
Na Coreia do Sul, a ilha turística de Jeju cancelou quase 500 voos dentro e fora de seu aeroporto na terça-feira em meio ao inverno rigoroso.
O Japão informou que a neve foi particularmente forte no lado do país voltado para a Coreia do Sul, com a cidade de Maniwa atingida com um recorde de 93 cm (36 polegadas) em apenas 24 horas.
Uma pessoa morreu como resultado da tempestade e duas outras mortes estavam sendo investigadas como relacionadas à tempestade na manhã de quarta-feira, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, em entrevista coletiva. Nenhum outro detalhe estava imediatamente disponível.
As companhias aéreas domésticas, incluindo ANA (9202.T) e Japan Airlines (9201.T) , cancelaram 450 voos, enquanto 490 áreas rodoviárias foram bloqueadas e 57 serviços ferroviários, incluindo um serviço ferroviário de alta velocidade, foram suspensos em todo o país, disse o ministério dos transportes.
Toyota Motor Corp (7203.T) disse que estava suspendendo o segundo turno em todas as 14 fábricas no Japão na quarta-feira devido à interrupção da forte nevasca em todo o país.
Cerca de 3.000 pessoas ficaram presas em duas estações de trem na cidade de Kyoto, no oeste, depois que a neve e os ventos fortes forçaram a suspensão do serviço na terça-feira. Alguns passageiros foram forçados a dormir no chão da estação principal de Kyoto. Outros ficaram presos em pelo menos 15 trens entre as estações, em alguns casos desde o final da terça-feira até o início da quarta-feira.
Ventos fortes ligados à tempestade podem ter causado o naufrágio de um cargueiro registrado em Hong Kong entre o oeste do Japão e a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, na manhã desta quarta-feira. Treze dos 22 tripulantes foram resgatados ao meio-dia de quarta-feira e as buscas continuam. leia mais .
A previsão é de que o mau tempo continue até quinta-feira.