Reuters – O Kremlin disse nesta quarta-feira que qualquer tanque de guerra Abrams fornecido à Ucrânia pelos Estados Unidos irá “queimar”, descartando a entrega esperada como uma loucura cara.
Autoridades dos EUA disseram à Reuters na terça-feira que Washington estava prestes a enviar dezenas de seus tanques de batalha M1 Abrams para a Ucrânia, revertendo sua posição anterior. O relatório vem depois que a Alemanha parecia prestes a enviar seus tanques Leopard 2 para a Ucrânia depois de inicialmente resistir ao pedido.
Falando em um briefing diário com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que, embora os embarques de Abrams não tenham sido confirmados, eles seriam um desperdício de dinheiro.
“Tenho certeza de que muitos especialistas entendem o absurdo dessa ideia. O plano é desastroso em termos de tecnologia”, afirmou.
“Mas, acima de tudo, superestima o potencial que vai agregar ao exército ucraniano. Esses tanques queimam como todos os outros”, acrescentou.
Há meses Kyiv pede tanques ocidentais, que diz precisar desesperadamente para dar às suas forças o poder de fogo e a mobilidade para romper as linhas defensivas russas e recapturar territórios ocupados no leste e no sul.