Pesquisar
Close this search box.

China pede moderação enquanto militares dos EUA procuram restos de balões

A China disse repetidamente que o balão foi planejado para fins científicos e que saiu do curso.

Por: Correio Nogueirense
06/02/2023
Foto: REUTERS/Randall Hill

Reuters – Pequim pediu nesta segunda-feira a Washington que mostre moderação enquanto os militares dos Estados Unidos procuram por restos do que acredita ser um balão de vigilância chinês que derrubou sobre o Atlântico, mas que a China diz ser uma embarcação civil que acidentalmente desviou-se.

O drama do balão prejudicou ainda mais as relações tensas, levando Washington a cancelar uma visita planejada do secretário de Estado, Antony Blinken, a Pequim no fim de semana.

Um caça dos EUA derrubou o balão na Carolina do Sul no sábado, depois que os militares rastrearam seu caminho pelo território continental dos Estados Unidos, uma resposta que a China descreveu como uma “reação exagerada óbvia”.

A China disse repetidamente que o balão foi planejado para fins científicos e que saiu do curso.

“A China se opõe firmemente e protesta fortemente contra isso”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Xie Feng, em declarações à embaixada dos EUA em Pequim, publicadas no site do ministério.

A Marinha dos EUA estava trabalhando para recuperar o balão e sua carga útil e a Guarda Costeira estava fornecendo segurança para a operação, disse o general Glen VanHerck, comandante do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte e do Comando do Norte dos EUA, no domingo.

Uma recuperação bem-sucedida poderia potencialmente dar aos Estados Unidos informações sobre as capacidades de espionagem da China, embora as autoridades americanas tenham minimizado o impacto do balão na segurança nacional.

Na segunda-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que a China descobriu que seu balão havia flutuado sobre os Estados Unidos após ser notificado por ele.

“A entrada não intencional deste dirigível (nos EUA) é um incidente totalmente isolado e acidental. Ele testa a sinceridade dos EUA em melhorar e estabilizar as relações bilaterais e a maneira como lida com a crise”, disse ela.

“Esperamos que os EUA trabalhem com a China para lidar adequadamente com nossas diferenças, evitar erros de cálculo e mal-entendidos e prejudicar nossa confiança mútua”, disse ela.

Mao disse que outro balão, avistado sobre a América Latina, era um dirigível civil não tripulado em um voo de teste que “se desviou severamente e entrou involuntariamente no espaço acima da América Latina porque foi afetado pelo clima e porque tem capacidade de autodireção limitada”.

No domingo, os militares da Colômbia disseram ter avistado um objeto no ar semelhante a um balão depois que o Pentágono disse na sexta-feira que outro balão chinês estava sobrevoando a América Latina.

TEMPO SENSÍVEL

O incidente do balão ocorre quando os Estados Unidos e a China buscam fortalecer as comunicações e começar a consertar os laços que estiveram sob forte tensão nos últimos anos devido às tensões em várias frentes, incluindo os esforços dos EUA para bloquear o acesso chinês às principais tecnologias de ponta.

A China alertou para “sérias repercussões” e disse que usará os meios necessários para lidar com “situações semelhantes”, sem dar mais detalhes, embora alguns analistas tenham dito esperar que qualquer resposta seja bem calibrada para evitar piorar ainda mais os laços bilaterais.

A corretora ING disse em nota na segunda-feira que o incidente poderia exacerbar a “guerra tecnológica” e teria um impacto negativo de curto prazo na moeda chinesa, o iuan.

“Ambos os lados provavelmente imporão mais proibições de exportação de tecnologia em diferentes setores. Esta é uma nova ameaça à interrupção da cadeia de suprimentos, embora o risco de interrupção logística das restrições do COVID tenha desaparecido”, afirmou.

“Este novo risco é mais um risco de longo prazo do que iminente”, disse o ING.

O yuan se recuperou na segunda-feira depois de cair para a mínima de 6,8077 em relação ao dólar no início do pregão, seu nível mais fraco em quase um mês.

Comentários

Veja também