Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa retoma vacinação do público infantil contra a Covid-19

Estão sendo imunizados as crianças de até 11 anos com as vacinas Pfizer pediátrica, (de 5 a 11 anos), Pfizer baby (de 6 meses a 4 anos) e Coronavac (a partir dos 3 anos).

Por: Correio Nogueirense
06/02/2023
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, retomou nesta segunda-feira (06/02), nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a vacinação do público infantil contra a Covid-19. Estão sendo imunizados as crianças de até 11 anos com as vacinas Pfizer pediátrica, (de 5 a 11 anos), Pfizer baby (de 6 meses a 4 anos) e Coronavac (a partir dos 3 anos). A imunização ocorre diariamente, das 7h às 15h30.

O esquema completo para crianças de 6 meses a 4 anos é com três doses, com intervalo de 4 semanas entre a 1ª e a 2ª doses e de 8 semanas para a 3ª dose. Já as crianças de 5 a 11 anos começam agora a receber o primeiro reforço (a terceira dose, ou “D3”), quatro meses após a “D2”.

“Já estávamos vacinando essa faixa etária quando acabaram as doses, e ficamos um período sem os imunizantes no município. Agora o Ministério da Saúde nos enviou novas vacinas, portanto estamos retomando a imunização (das crianças pequenas)”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, a enfermeira Paula Mestriner.

“Orientamos os pais ou responsáveis que deixaram seus contatos na UBS mais próxima de suas residências nesse período em que ficamos sem a vacinas, para que fiquem atentos ao telefone, porque as nossas equipes farão contato”, acrescentou a profissional, que coordena o Programa Municipal de Imunização Contra a Covid-19 desde o início, em janeiro de 2021.

Segundo ela, apenas no ano passado, foram imunizadas 4.033 crianças de 5 a 11 de idade da cidade com a “D1” (dose inicial) das vacinas contra a Covid, e 3.292 crianças com a “D2” (a dose de reforço). Já dentre os menores de 5 anos, foram 334 crianças protegidas com a “D1” até agora, e 127 também já com a “D2” – isto nos últimos seis meses de 2022.

Para as demais faixas etárias (ou seja, todo morador de Nova Odessa de 12 anos ou mais), a vacinação segue ocorrendo normalmente, com doses disponíveis para o esquema vacinal completo (que pode chegar a 4, conforme o grupo).

“Agora que chegaram novas vacinas para as crianças menores, tudo se normalizou. Reforçamos a relevância daqueles que ainda não vacinaram seus filhos para que o façam. Aproveitem a retomada da vacinação diária nas Unidades Básica de Saúde”, completou a profissional – destacando sempre que os casos graves de Covid-19 que ainda surgem afetam, em sua maioria, pessoas que ainda não tomaram todas as doses disponíveis para seu grupo.

2 ANOS DE CAMPANHA

A aplicação das vacinas contra a Covid-19 completou dois anos em Nova Odessa no último dia 21 de janeiro. Tão logo a Secretaria Municipal de Saúde recebeu as primeiras doses do primeiro imunizante disponível (a CoronaVac do Instituto Butantan), começou a imunizar a equipe de frente do combate à pandemia, na época concentrada na antiga UR (Unidade Respiratória), hoje Pronto Atendimento Municipal 12h do Jardim Alvorada e Região.

Nas semanas e meses seguintes, quando as vacinas começaram a ser aplicadas na população em geral – sempre conforme os grupos prioritários iam sendo determinados pelos órgãos federais e estaduais de Vigilância Epidemiológica, começando pelos profissionais de Saúde e idosos –, o sistema adotado por Nova Odessa no Ginásio Municipal de Esportes do Jardim Santa Rosa tornou-se modelo para as demais cidades pela sua organização e rapidez, sem desperdício de doses.

Seguem sendo aplicadas, nas sete UBSs da cidade, a 1ª e 2ª doses em crianças a partir dos 3 anos (com ou sem comorbidades); 1ª, 2ª e 3ª doses em adolescentes em geral a partir dos 12 anos; 1ª, 2ª e 3ª doses em adultos em geral de 18 a 29 anos; e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para moradores com 30 anos ou mais, incluindo idosos.

Comentários

Veja também