Além de desejar um bom retorno às aulas às crianças de zero a 10 anos atendidas em creches, pré-escolas e escolas municipais, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) anunciou mais uma grande novidade nesta segunda-feira (06/02): a adoção de um novo e moderno sistema de videomonitoramento com 164 câmeras, distribuídas em 35 prédios públicos municipais, incluindo as 26 unidades da Rede Municipal de Ensino mantida pela Prefeitura de Nova Odessa.
O novo sistema já está em fase de instalação e inclui ainda sensores e alarmes sonoros de abertura de portões, portas e janelas e sensores de movimento infravermelhos. O monitoramento vai acontecer 24h por dia, a partir da Central de Controle da sede da GCM (Guarda Civil Municipal). Todos os equipamentos devem ser instalados e conectados até o final de março.
“Foi tudo pensado para garantir a máxima segurança de alunos, do nosso corpo docente e do pessoal de apoio, bem como a integridade do próprio patrimônio público quando estes prédios estão fechados, como à noite e aos finais de semana”, justificou o prefeito Leitinho.
Além das 25 creches, pré-escolas e escolas e da sede da Secretaria Municipal de Saúde, o contrato inclui o videomonitoramento da sede da Merenda Escolar – além de locais como a Paço Municipal da Avenida João Pessoa, a Garagem Municipal e o Setor de Transportes, entre outros. E pode ser expandido no futuro para a Rede Municipal de Saúde e outros pontos considerados sensíveis. Em breve, cada diretor de escola também terá acesso às imagens da própria unidade que administra.
“É um sistema repaginado e melhorado com relação ao que existia até então, devido às reais necessidades da Secretaria de Educação, e que ainda poderá ser ampliado para a área da Saúde, por exemplo. Teremos, de início, toda a área de Educação Municipal monitorada em tempo real pela nossa Guarda”, explicou o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.
“Trata-se da modernização do sistema que havia até então, porque vamos passar a ver também as áreas externas das creches e escolas, e não apenas seu interior – além da integração direta com a equipe da GCM. É um serviço que a gestão municipal está trazendo para a maior segurança das nossas crianças e que traz também uma maior proteção ao patrimônio municipal, que já foi alvo de furtos e atos de vandalismo”, acrescentou o secretário-adjunto de Educação do Município, professor Assis das Neves Grillo.
“Representa uma grande proteção ao patrimônio público, que cabe aos gestores municipais cuidarem, e que traz também mais modernidade, além de mais segurança e qualidade ao próprio serviço prestado pela Prefeitura aos alunos e às equipes das unidades da Rede Municipal. Agora vamos saber em tempo real quem entra, quem sai e quem anda nas proximidades das nossas escolas, com um sistema que vai abranger realmente 100% da Rede”, completou o secretário municipal de Administração, Vilson Amaral.