Pesquisar
Close this search box.

Vereador solicita criação de campanha de orientação aos idosos contra fraudes e golpes na internet e redes sociais

Dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), mostram que desde o início da pandemia do novo coronavírus as tentativas de golpes financeiros contra idosos aumentaram cerca de 60%. A maior parte dessas ações incluiu o pedido para que os correntistas mais velhos forneçam informações pessoais, como senhas, números de previdência social e outros dados confidenciais, 70% das fraudes estão relacionadas a essas tentativas.

Por: Correio Nogueirense
07/03/2023

Como medida para prevenir e enfrentar golpes contra idosos no âmbito do comércio eletrónico, na internet e redes sociais, o vereador Tenente Marcelo (PSL) protocolou uma indicação na Câmara Municipal de Artur Nogueira, pedindo ao prefeito Sia que verifique a viabilidade da municipalidade criar uma campanha de orientação aos idosos contra este tipo de crime.

No documento é ressaltada como justificativa ao prefeito, criar uma campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no âmbito do comércio eletrônico e na internet, dado o grande número de golpes virtuais que vem ocorrendo, inclusive em Artur Nogueira.

Dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), mostram que desde o início da pandemia do novo coronavírus, as tentativas de golpes financeiros contra idosos aumentaram cerca de 60%. A maior parte dessas ações incluiu o pedido para que os correntistas mais velhos forneçam informações pessoais, como senhas, números de previdência social e outros dados confidenciais ,70% das fraudes estão relacionadas a essas tentativas.

“Com o advento de novas tecnologias os idosos passaram a fazer uso das plataformas digitais e foram responsáveis por uma parcela significativa desse incremento no e-commerce e nas operações bancários eletrônicas. Eles, porque não estavam – e ainda não estão habituados a utilizar as plataformas digitais, acabaram por se tornar vítimas fáceis de golpistas, principalmente nas redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook, tendo casos registrados em nosso município”, destaca.

“Dessa forma, uma campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na internet, é uma forma de dar concretude a letra da Constituição (art 230, CR), implementar uma política pública social (arts. 2° 3° 9° Estatuto do Idoso) e também assistir ao público de terceira idade”, explicou.

Segundo Marcelo, por força de comando constitucional (art 230 CR), os idosos não podem ficar desassistidos figurando como a vos faces de fraudes digitais. O Estado (Unio Estados-membros, Distrito Federal e Municípios tem a obrigação de ampará-los “mediante efetivação de políticas sociais públicas” (art. 9, Estatuto do Idoso).

“Vale ressaltar que os fraudadores estão desenvolvendo golpes financeiros cada vez mais elaborados. Embora todos estejam sujeitos a esse tipo de situação, infelizmente, os idosos acabam se tornando os alvos mais atraentes para esses criminosos. Isso devido a uma maior vulnerabilidade e, geralmente, a falta de conhecimento sobre tecnologia, quando na maioria das vezes, estes golpes acabam sendo aplicados por meios virtuais (aplicativos, mensagens SMS, Iigações, etc), até mesmo pessoas que possuem um bom conhecimento sobre tecnologia podem se tomar vítimas de fraudes”, diz Tenente Marcelo.

O vereador finaliza sua fala explicando de forma a resguardar a segurança e o patrimônio “de nossos munícipes, em especial, aos idosos que tanto contribuiram para a construção e a formação da nossa sociedade, encaminho esta sugestão, esperando que seja acolhida pelo Poder Executivo”, finaliza.

Comentários

Veja também