Reuters – O vulcão Merapi, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado, lançando nuvens quentes de até sete quilômetros, informou a agência de gerenciamento de desastres do país em comunicado.
O vulcão localizado na região especial de Yogyakarta, na Indonésia, entrou em erupção por volta das 12h, horário local (05h00 GMT), e um fluxo de lava de 1,5 km foi observado, informou a autoridade local.
Moradores da comunidade próxima foram avisados para interromper qualquer atividade nas zonas de perigo, que variam entre três a sete quilômetros de raio da cratera, disse o comunicado.
O Merapi, com 2.963 metros de altura (9.721 pés), é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e já estava no segundo nível de alerta mais alto do país.
Oficial do posto de monitoramento local, Yulianto disse que nenhum morador foi evacuado.
“Isso só foi observado como um evento único, houve 5-6 avalanches. Se a cobertura continuar a aumentar e a distância for superior a 7 quilômetros, é provável que os moradores sejam recomendados a evacuar”, disse ele.
Localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, a Indonésia tem mais vulcões do que qualquer outro país. A última erupção violenta do Merapi foi em 2010, matando mais de 350 pessoas.