A Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, mantida pela Prefeitura de Nova Odessa e regida pelo maestro Marco Almeida Jr, apresenta neste sábado (29/04), às 10h, na Praça Central José Gazzetta, um concerto gratuito com clássicos da música popular brasileira. A apresentação inclui um repertório em homenagem ao Dia do Choro, gênero musical instrumental original e popular na Cultura brasileira, conhecido também como “chorinho”.
A apresentação do concerto acontece junto à realização da Feira de Artesanato mensal, que começa às 9h na Praça Central, com participantes do Movimento Artesão de Nova Odessa expondo e comercializando roupas, acessórios, decorações, produtos alimentícios e as mais variadas obras de artes.
A Praça José Gazzetta fica localizada na Avenida Carlos Botelho, no Centro de Nova Odessa. Mais informações podem ser obtidas através do Departamento de Cultura pelo telefone (19) 99762-6369, pelo Instagram @culturanovaodessa ou pelo e-mail [email protected]. Acompanhe as notícias da cidade também em http://www.novaodessa.sp.gov.br/, https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa e https://www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/.
DIA DO CHORO
Comemorado oficialmente no dia 23 de abril, o “Dia Nacional do Choro”, além de celebrar o gênero musical, homenageia a data de nascimento de Pixinguinha, o maior destaque em composições de choro e um dos pilares da música popular brasileira.
O choro surge pela primeira vez no Rio de Janeiro, em meados do fim do século 19, popularizando-se por meio dos subúrbios cariocas. Sua música era construída através de uma mistura da música europeia com os batuques dos africanos trazidos pelos escravos, sendo executado neste período principalmente por funcionários públicos, instrumentistas militares e operários têxteis.
Os músicos do gênero utilizavam instrumentos como o violão, flauta ou cavaquinho, para dar à música um aspecto melancólico e “choroso”, se transformando em um grande clássico nacional até os dias de hoje.
A BANDA
Criada em 1987, a Banda Sinfônica de Nova Odessa foi nomeada “Professor Gunars Tiss” em 1998. É mantida pela Prefeitura e vem se consolidando como uma referência cultural da cidade. Foi nove vezes campeã estadual (1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004) e bicampeã nacional de bandas (1999 e 2000). Em 1997, sagrou-se campeã do Concurso Pró-Banda, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo.
Em maio de 2001, lançou seu primeiro CD, “Encontro com a Música”, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal. Em 2006, lançou o segundo CD, “A Música Modo Quartal do Nordeste Brasileiro”, com obras do compositor Normando Carneiro da Silva e que serviu para sua tese de doutorado em Portugal. Em 2007, veio o terceiro álbum, em parceria com a Funarte, servindo de referência sonora para mais de 1.400 bandas cadastradas no Ministério da Cultura.
Atualmente, a Banda Sinfônica Municipal conta com 38 integrantes. Seu repertório é eclético, indo do erudito ao popular e abrangendo todos os gêneros musicais. Além das apresentações na cidade, participa de diversos eventos regionais, estaduais e nacionais, levando o nome de Nova Odessa para todo o Brasil.