Nas últimas semanas, fake news (notícias falsas), tem sido o assunto do momento, sendo comentados em vários locais. Muitos escândalos envolvendo personalidade famosas e também a influência das fake news nas eleições americanas.
Atualmente, há uma grande facilidade de produção e de viralização de conteúdo, seja verdadeiro ou falso, qualquer pessoa com um simples smartphone pode divulgar uma notícia, vídeo ou conteúdo e publicar.
Você já se questionou sobre a veracidade de determinado conteúdo que chega no seu whatsapp, ou nas suas redes sociais? Ou se é apenas um recorte de um fato sem contextualização? Você costuma verificar, ler as matérias, postagens que você compartilha?
Já pensou na possibilidade de você estar repassando conteúdo falso, sem credibilidade? Já parou para pensar no impacto disso? Na sua reputação digital?
⠀
Você sabia que compartilhar uma informação falsa pode prejudicar seu emprego, sua carreira?
Com isso, o Correio Nogueirense separou algumas dicas do que fazer para ter certeza do que você está espalhando por aí.
⠀
✔Antes de compartilhar uma notícia, observe o tom da matéria, as pessoas costumam ser atraídas por manchetes sensacionalistas. Não leia apenas a manchete, e sim a matéria completa.
⠀
✔Confira a fonte, o site de origem, observe a url do site, se é compatível, uma dica é pesquisar se outros sites, jornais de renome, fizeram alguma menção ao assunto, caso não encontre nada, desconfie! Pode ser falso, não dissemine o que você não tem certeza.
⠀
✔Observe a formatação do texto, se tem erros ortográficos graves, layout e imagens sem resolução e harmonia, são sinais de falta de confiabilidade. ⠀
✔Confira outras notícias do mesmo site e avalie a credibilidade do autor. ⠀
✔Confira também a data da publicação, é bem comum o compartilhamento de uma notícia antiga como atual.
⠀
Antes de compartilhar algo por impulso, reflita um pouco, exercite o seu senso crítico.