Alunos de escolas municipais e estaduais de Artur Nogueira participaram do Programa Educacional de resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar. A formatura dos estudantes foi nas noites de terça-feira (20); quarta-feira (21) e quinta-feira (22) no ginásio de esportes Maurício Sia.
“O trabalho principal da PM é o preventivo. O Proerd, assim como os demais projetos, ajuda a diminuir os crimes e consequentemente as ações de repressão, pois estes jovens não estarão envolvidos com drogas ou outros crimes. No curso é trabalhado ainda temas que desenvolvem o comportamento ético e convivência harmônica na sociedade”, explica o policial militar Oliveira, um dos instrutores do programa no município.
Apesar de todo empenho dos educadores, a participação da família é uma peça fundamental na educação e bom desenvolvimento das crianças em idade escolar, este foi um dos argumentos apresentados pelo PM Oliveira e instrutor do programa.
“Se nós trabalharmos só no âmbito dentro da escola, mas a família não colaborar, não vamos realmente colher os frutos desejados”, comentou.
A Polícia Militar agradeceu a confiança depositada pelos pais nos instrutores do Proerd e a parceria dos gestores e professores na busca de dias melhores para a sociedade.
Após a cerimônia de entrega, os estudantes prestaram o juramento no qual assumiram o compromisso solene perante a sociedade, de ficarem longe das drogas e da prática da violência.
Estiveram presentes no evento o vereador Ten. PM Marcelo; secretário da Cultura e Turismo Joaquim Ferreira; secretário de Assistência Social Amarildo Boer; secretária da educação Débora Sacilotto; Pastor Oscar, representando a Assembleia de Deus Esperança aos Povos e todas as diretoras e coordenadoras da rede municipal e estadual de ensino.
O programa é desenvolvido em instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular e consiste em disciplinas inseridas na grade das escolas participantes. O conteúdo é ministrado por policiais treinados.