Pesquisar
Close this search box.

EUA proíbem 14 bancos iraquianos em repressão ao comércio do dólar iraniano -WSJ

Por: Correio Nogueirense
21/07/2023
Foto: REUTERS/Ahmed Saad

Reuters – Os Estados Unidos proibiram 14 bancos iraquianos de realizar transações em dólares, informou o Wall Street Journal nesta quarta-feira, citando autoridades norte-americanas.

A proibição, imposta pelo Departamento do Tesouro e pelo Federal Reserve Bank de Nova York, faz parte de uma repressão ao desvio de moeda dos EUA para o Irã, disse o relatório.

Os Estados Unidos descobriram informações de que os bancos iraquianos se envolveram em lavagem de dinheiro e transações fraudulentas, algumas das quais podem ter envolvido indivíduos sancionados e levantado preocupações de que o Irã poderia se beneficiar, disse o jornal.

“Temos fortes razões para suspeitar que pelo menos alguns desses fundos lavados podem acabar beneficiando indivíduos designados ou indivíduos que poderiam ser designados”, disse um alto funcionário dos EUA ao jornal.

“E, claro, o principal risco de sanções no Iraque está relacionado ao Irã.”

A associação de bancos privados do Iraque não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O governo iraquiano, o Departamento do Tesouro dos EUA e o Fed de Nova York não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

O Irã não conseguiu acessar bilhões de dólares em ativos em vários países devido às sanções dos EUA.

Os Estados Unidos insistem que o Iraque, rico em petróleo, o segundo maior produtor do grupo da Opep, caminha para a autossuficiência. Washington pressionou o Iraque para conter o fluxo de dólares para o vizinho Irã.

Entre os bancos na lista de banimentos dos EUA estão o Al Mustashar Islamic Bank, o Erbil Bank, o World Islamic Bank e o Zain Iraq Islamic Bank, disse o jornal.

Comentários

Veja também