Os instrutores do Proerd normalmente se deparam com as mais diversas situações durante o curso. Algumas delas, marcam esses profissionais para o resto da vida e vão direto para o coração. Foi o que aconteceu com o cabo Oliveira que de forma inesperada, recebeu um chamado especial. Allana Gabriely dos Santos Prado, 5 anos, que foi sua aluna do Proerd na escola do CAIC em Artur Nogueira, solicitou sua presença na formatura dela, detalhe, na cidade de Itatiba.
“Eu fiquei muito feliz com a presença do policial Oliveira e dos demais instrutores na escola, nos ensinando sobre várias situações e sobre as boas escolhas. Eu gosto muito do projeto que me ensinou a dizer não às drogas e a combater o mal, para eu ser uma pessoa saudável e crescer bem”, disse a estudante.
O policial e instrutor do projeto em Artur Nogueira, David de Oliveira, destacou a interação entre as crianças e os instrutores militares e o sentimento de agradecimento aos envolvidos no programa, e em especial a aluna Allana.
“É uma honra, satisfação e alegria participar deste momento aqui em Itatiba. Hoje só temos gratidão aos ‘Proerdianos’, e em especial a nossa aluna Allana, professores e instrutores que ensinam de forma didática e lúdica, como proceder diante das adversidades que podem atingir nossas crianças”. Oliveira conta que o instrutor de Allana em Itatiba, conseguiu entrar em contato com ele um dia antes da formatura.
“Poder educar e orientar as crianças é um prazer muito grande. Atualmente, não somos apenas professores. Nós ensinamos, aprendemos e estamos trabalhando sempre em parceria com os pais. Na minha proposta de aula sempre incluí jogos colaborativos, para tirá-los um pouco da dependência de aparelhos digitais. Eles me estimulam e me inspiram, porque cada um tem o seu talento. Enquanto eu tiver saúde, não quero parar de dar aula. Eu acredito na educação”, destacou David.
O Proerd tem as ações direcionadas para toda comunidade escolar e, de forma especial, também aos pais e responsáveis dos alunos, promovendo a reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção que vai formar as futuras gerações para uma sociedade mais segura, ressaltou o policial.
“No programa, além de mostrarmos os malefícios das drogas, da violência e do bullying, demonstramos as crianças a necessidade do respeito ao próximo, dando a elas o suporte emocional, não só para se afastar do mundo das drogas, mas para serem cidadãos que tenham autonomia de saber o papel delas na construção de uma sociedade mais segura, respeitosa e melhor de se viver”, destacou o cabo Oliveira.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é um programa educativo desenvolvido em parceria entre as polícias militares e escolas, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes. O programa foi criado nos Estados Unidos em 1983 e chegou ao Brasil em 1992.