A Guarda Civil Municipal (GCM) de Artur Nogueira participou, neste final de semana, do curso de Conduta de Patrulha K9, realizado em Lagoa da Prata – Minas Gerais. O treinamento ampliou o conhecimento dos guardas do canil sobre patrulhamento, desde a abordagem até a utilização do cão em uma situação real.
Segundo o comandante da GCM, Marcelo Fantini, o curso reuniu conteúdos, como a introdução na conduta de patrulha, o emprego do K9 (cão) na abordagem policial, patrulhamento a pé e na viatura com o cão, e utilização do agente canino em abordagem passiva e ativa em indivíduos a pé e em veículos.
Fantini ainda parabeniza o empenho dos guardas pela busca incessante por conhecimento e destaca a necessidade de intercâmbio com outras equipes especializadas para evolução constante, para que o serviço prestado à comunidade seja ainda melhor.
O curso reuniu representantes de mais de dez cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo, entre elas, Lagoa da Prata, Uberaba, Nova Serrana, Ouro Preto, Pará de Minas, Betim, Contagem, Bom Despacho de Minas, Limeira, Artur Nogueira, Nova Odessa, Santa Barbara e Hortolândia.
O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Roberto Daher, destacou a importância do treinamento para aprimorar o conhecimento dos guardas e assim, atender cada vez melhor a população nogueirense. “Nosso canil é referência na região e segue auxiliando a corporação policial no combate à criminalidade, principalmente em operações contra o tráfico de drogas”, frisou.
AGENTES CANINOS
Os agentes caninos são adestrados para auxiliar no combate ao tráfico de drogas, na guarda e na proteção, e garantem que a GCM realize um trabalho ainda mais eficiente. Através de uma iniciativa pioneira da Prefeitura, o canil foi instalado há dois anos.
K9 Lupy, o primeiro cão da Guarda, chegou em 2021 e também participou do curso no último final de semana. Da raça Malinois, ele foi treinado no faro de drogas e, em meados de novembro do mesmo ano, já começou a apresentar resultados mesmo sem completar um ano de vida.