Os alunos da Escola Estadual José Apparecido Munhoz de Artur Nogueira, deram um verdadeiro show nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Eles conquistaram medalha de ouro no revezamento 5x80m.
A competição foi disputada no Centro Olímpico de Campinas e reuniu atletas de vários municípios.
A equipe escolar foi representada por Bruno Cesar de Souza Guarnieri, João Victor de Lima Montoya, Ian Chichurra Silva, Felipe Augusto Mansur da Silva, Ygor Sia Campos e Arthur Rottoli dos Santos.
Com a experiência de anos trabalhando com o esporte, o professor e educador físico, Gutierre Onofre, diz que o objetivo vai além das conquistas das medalhas e títulos.
“O objetivo é ser medalhista e também nos preocupamos com a formação moral e ética dos nossos alunos. Mesmo quem não ganha medalha, cresce como pessoa. O esporte é uma ferramenta de transformação social”, completa.
Professor e educador físico cita que há 10 anos a escola não participava dos jogos.
A escola contou com representantes nas modalidades de futsal, vôlei e no atletismo, na modalidade salto em distância, corrida de 80 metros e corrida de revezamento.
O professor Gutierre cita o exemplo da aluna Kyara, que disputou o salto à distância, “ela conseguiu a sétima posição nos 80 metros raso, ela ficou em quarto lugar, dentre 28 meninas”.
Gutierre conta da emoção de ver os meninos campeões. “Durante este período, realizamos alguns treinos na escola, a corrida de revezamento, por exemplo, na última semana intensificamos os treinos. Eles estavam treinando na rua da casa deles, após o horário das aulas. Então a gente vê a dedicação e o empenho deles, de estar indo para vencer, indo para ganhar, foi sensacional”.
Infelizmente para eles a competição encerra, a corrida de revezamento não faz mais parte dos jogos estaduais, que seria a próxima fase de quem ganhou. Eu disse a eles, por eles terem ganho e a organização tirar do estadual, eles podem se considerarem um campeão estadual. Ano que vem tem mais.
De acordo a diretora da escola Munhoz, Rosemary Reinhardt, “os jogos proporcionam aos alunos a oportunidade de vivenciar a paz, amizade e o bom relacionamento através das competições esportivas, nas modalidades: coletivas e individuais”, diz.
Rosemary, em nome de todos os professores, funcionários, alunos e familiares parabeniza os estudantes e o professor Gutierre pela dedicação, garra e protagonismo com os estudantes.
Sobre o JEESP
Os “Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP”, têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Pública Municipal e Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais em todo Estado, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para integrar a Delegação do Estado de São Paulo para as Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional, para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s(CBDE) e Jogos da Juventude(COB), participar dos programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”, fomentar o Desporto e o Paradesporto Escolar no Estado de São Paulo, além de contribuir para a educação integral e desenvolvimento de competências e habilidades, baseado nos fundamentos pedagógicos definidos pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum), favorecer aos estudantes possibilidades de compreensão do corpo como um todo integrado pelas dimensões cognitivas, físicas, socioemocionais, e como promotor de vivência e produtor dos sentidos existenciais, com uma perspectiva sistêmica mais humanista do que instrumental, e oportunizar a formação do cidadão, em consonância com o Currículo Paulista
Modalidades
Os “Jogos Escolares dos Estado de São Paulo – JEESP” inclui 32 modalidades para os segmentos convencional e do paradesporto (paralímpico), e são elas: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Badminton, Basquete 3×3 em cadeira de rodas, Basquetebol, Bocha Paralímpica, Ciclismo, Damas, Futebol de 5 Paralímpico, Futebol de 7 Paralímpico, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Goalball Paralímpico, Halterofilismo Paralímpico, Handebol, Judô, Judô Paralímpico, Karatê, Natação, Natação Paralímpica, Parabadminton, Parataekwondo, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paralímpico, Tênis em cadeira de rodas, Vôlei de Praia, Voleibol, Voleibol sentado, Wrestling e Xadrez.