A Secretaria de Educação de Artur Nogueira, em parceria com a Secretaria de Saúde, está realizando uma capacitação de primeiros socorros direcionado a pajens, educadoras infantis e gestoras da Educação Infantil da Rede Municipal.
O programa, ministrado por enfermeiros e técnicos de enfermagem, busca fortalecer a capacidade de resposta em situações de emergência que possam envolver crianças pequenas. Profissionais da educação estão sendo treinados a identificar, prover e prever cuidados que podem salvar vidas.
No dia 16 de agosto, receberam a qualificação os profissionais das CEMEI Maria Piva Tagliari e CEMEI Denise Del’Alamo Guarda. Na última segunda, 21 de agosto, profissionais da CEMEI Yvonne de Barros da Rosa e CEMEI Vereador José Amazilio Teresani também receberam a capacitação.
Outras unidades passarão pelo treinamento nas próximas semanas.
REFORÇO NA SEGURANÇA ESCOLAR
De acordo com a Secretaria de Educação, o curso tem como principal objetivo capacitar os profissionais para lidar com situações críticas envolvendo crianças de 0 a 3 anos, como engasgamento e quedas, buscando aumentar a segurança dentro da escola.
Débora Sacilotto, titular da pasta, pontua que centenas de profissionais estão sendo capacitados. “Queremos que nossos gestores estejam preparados para agir de forma eficaz em momentos críticos, proporcionando um ambiente de aprendizado mais seguro e protegido”, disse.
PROJETO DE LEI
O projeto de capacitação em primeiros socorros, formalizado como o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 17/2018, foi aprovado pelo Senado em 2018. Recebeu o nome de “Lei Lucas”, em memória da criança Lucas Begalli Zamora.
Lucas perdeu a vida devido a um incidente de engasgamento durante um passeio escolar em Campinas (SP). Esta homenagem reforça a importância de preparar os profissionais da educação para lidar com situações de emergência e prevenir tragédias semelhantes.