Pesquisar
Close this search box.

Líder mercenário russo está em lista de passageiros de avião que caiu

Aeronave da Embraer saiu de Moscou rumo a São Petersburgo.

Por: Correio Nogueirense
23/08/2023
Foto: Divulgação

ReutersO chefe mercenário da Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi listado como passageiro de um jato particular que caiu na noite de quarta-feira ao norte de Moscou sem sobreviventes, disseram as autoridades russas, aumentando o temor entre seus aliados de que ele tenha sido morto.

Não houve confirmação oficial imediata de que Prigozhin, o mercenário mais poderoso da Rússia e autodeclarado inimigo do Ministério da Defesa russo, estivesse fisicamente a bordo.

A Reuters não conseguiu confirmar se ele estava na aeronave, embora um canal do Telegram ligado a Wagner o tenha declarado morto.

O canal Gray Zone declarou Prigozhin um herói e um patriota que, segundo ele, morreu nas mãos de pessoas não identificadas que chamou de “traidores da Rússia”.

Se confirmada, a sua morte deixaria o Grupo Wagner, que provocou a ira do Presidente Vladimir Putin em Junho ao organizar um motim armado fracassado contra os altos escalões do exército, sem liderança e levantaria questões sobre as suas futuras operações em África e noutros lugares.

Seja quem for ou o que quer que esteja por detrás do acidente, a sua morte também livraria Putin de alguém que tinha colocado o mais sério desafio à autoridade do líder russo desde que chegou ao poder em 1999.

Não houve comentários imediatos do Kremlin ou do Ministério da Defesa.

“Foi lançada uma investigação sobre um acidente de avião da Embraer que ocorreu esta noite na região de Tver”, disse Rosaviatsia, a agência de aviação da Rússia, citada pela agência de notícias estatal TASS.

Comentários

Veja também