A Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta terça-feira (12/09) a Campanha “Lacre Solidário – Eu Ajudo a Transformar Vidas” 2023. A iniciativa visa contribuir com o Centro Infantil Boldrini, referência nacional no combate ao câncer infantil. A instituição filantrópica vende os lacres arrecadados e o valor obtido é revertido para o tratamento dos pacientes, como quimioterapias e outros procedimentos oferecidos gratuitamente.
A cerimônia aconteceu na sede do Fundo Social de Solidariedade, no Centro da cidade, e contou com a participação do vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho), que representou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), da presidente voluntária do Fundo Social, Rose Miranda, e de Luzia Pavani, 1ª secretária da Diretoria do Centro Boldrini. Também marcaram presença o secretário de Educação, José Jorge Teixeira, os vereadores Oseias Jorge, Marcia Rebeschni e Cabo Natal, e demais autoridades de diversas pastas.
“Essa doação vai ajudar o Centro Boldrini a garantir o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. E muitos pais que não têm condições também recebem amparo do Centro Boldrini. A gente só dá valor quando tem algum doente na família. Eu perdi minha mãe e meu irmão para essa doença, e sabemos o quanto é sofrido o tratamento. Então, contem sempre com a gente”, falou Mineirinho.
A expectativa é aumentar a arrecadação de 2022, quando foram doadas 1.145 garrafas PET cheias de lacres enchidas por alunos da Rede Municipal, comércios e cidadãos novaodessenses em geral. “Nossa campanha é séria, porque ela realmente chega até ao Boldrini. E acontece somente porque temos essa importante parceria com a Educação, que envolve as crianças da Rede na arrecadação dos lacres. Gratidão a todos que colaboram com esta campanha solidária em prol do Centro Boldrini”, disse Rose Miranda.
O Centro Infantil Boldrini atende e acompanha mais de dez mil pacientes, registrando alto índice de 80% de cura do câncer dos seus pequenos pacientes. “O Hospital é filantrópico e vive de doações. Talvez você até pense que é pouco, mas o pouco é muito, porque lá não é negado atendimento a ninguém. Qualquer valor doado ao Boldrini é contabilizado. Tomara Deus que esta parceria fortaleça cada vez mais, e vocês consigam conscientizar as crianças. É um trabalho de formiga, mas lá na frente vai ter um resultado fantástico, que é a cura do câncer”, comentou Luzia Pavani, emocionada.
A proposta do “Lacre Solidário” é envolver, além do Poder Público e dos alunos das escolas municipais, o Comércio novaodessense, para que haja a maior arrecadação de lacres possível. “É uma honra fazer parte deste projeto tão importante, que sensibiliza a todos. Este é um trabalho extraordinário que o Centro Boldrini desenvolve. É melhor poder ajudar do que ser ajudado, e a Educação Municipal de Nova Odessa mais uma vez abraça esta causa”, comentou José Jorge.
GINCANA
Visando incentivar os estudantes da cidade a participarem e juntarem lacres, é promovida uma gincana entre as escolas. As duas classes vencedoras – uma do Ensino Fundamental e outra da Educação Infantil, que mais arrecadarem – são premiadas. Cada escola, por classe, fará a contagem do que arrecadou. O material é recolhido e levado ao Fundo Social de Solidariedade. E, no dia 23 de novembro, será feito o encerramento, com o anúncio das classes vencedoras.
Ano passado, por exemplo, Nova Odessa arrecadou 1.145 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio. Somente as escolas da Rede Municipal de Educação arrecadaram 1.022 garrafas de 2 litros, enquanto o Comércio e a sociedade em geral juntaram outras 123.