Apesar de possuírem pelos, cães e gatos, sentem frio sim! Além de gatos e cachorros, outros animais de estimação, incluindo peixes, aves e outros, precisam receber cuidados especiais no inverno, para que não sofram e nem fiquem doentes.
Como proteger os animais do frio?
Além das vacinas anuais específicas para a prevenção deste tipo de doença, os bichos de estimação requerem cuidados redobrados no inverno para que não fiquem expostos às baixas temperaturas e correntes de ar.
Uma dúvida comum entre os proprietários de pets é se é recomendado colocar roupinha no cachorro ou gato para mantê-lo aquecido. a prática é estimulada, especialmente nos filhotes e animais mais velhos, que sentem mais frio.
No entanto, é preciso tomar cuidado com o tipo de tecido escolhido, já que alguns podem causar nós nos pelos.
As aves são bem sensíveis ao frio. Certifique-se de que a gaiola não esteja em uma corrente de ar e lembre-se de cobri-la à noite, quando a temperatura cai.
O mesmo ocorre com peixes que ficam em água fria demais. É importante acoplar um termostato no aquário, para controlar a temperatura da água.
Quando a umidade do ar está muito baixa, os cães e gatos apresentam os mesmo sintomas que nós: coceira nos olhos, boca seca, dificuldade para respirar e desidratação.
Deixe sempre disponível um pote com água potável fresca para amenizar o tempo seco e, em casos extremos, coloque panos molhados ou umidificador de ar no ambiente em que seu bichinho fica.