Pesquisar
Close this search box.

Os EUA enviarão mísseis ATACMS de longo alcance à Ucrânia, disse Biden a Zelenskiy

Por: Agência Brasil
23/09/2023
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que Washington fornecerá a Kiev mísseis de longo alcance ATACMS, informou a NBC News nesta sexta-feira, citando três autoridades norte-americanas e uma autoridade do Congresso.

Kiev pediu repetidamente à administração Biden para os Sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) que ajudasse a atacar e interromper linhas de abastecimento, bases aéreas e redes ferroviárias no território ocupado pela Rússia.

Mas a Casa Branca não divulgou qualquer decisão sobre o ATACMS quando Zelenskiy visitou Washington na quinta-feira para conversações com Biden, ao mesmo tempo que anunciava um novo pacote de ajuda militar de 325 milhões de dólares para Kiev.

A Casa Branca e o Pentágono se recusaram a comentar a reportagem da NBC. O Pentágono também se recusou a dizer se alguma promessa de ATACMS foi feita a Zelenskiy durante as suas reuniões na quinta-feira no Pentágono, dizendo: “Em relação ao ATACMS não temos nada a anunciar.”

Em Ottawa, Zelenskiy não respondeu diretamente quando questionado sobre a reportagem da NBC, mas observou que os Estados Unidos eram o maior fornecedor individual de armamento à Ucrânia.

“Estamos discutindo todos os diferentes tipos de armas – armas e artilharia de longo alcance, projéteis de artilharia com calibre de 155 mm e, em seguida, sistemas de defesa aérea”, disse Zelenskiy, falando por meio de um intérprete, em entrevista coletiva durante uma visita oficial ao Canadá.

“Temos uma discussão abrangente e (nós) trabalhamos com os Estados Unidos em diferentes níveis”, disse ele.

A Reuters havia relatado anteriormente que o governo Biden estava considerando enviar ATACMS para a Ucrânia, que pode voar até 190 milhas (306 km).

Os ATACMS são projetados para “ataque profundo às forças inimigas de segundo escalão”, diz um site do Exército dos EUA, e podem ser usados ​​para atacar centros de comando e controle, defesas aéreas e locais de logística bem atrás da linha de frente.

Biden garantiu publicamente a Zelenskiy na quinta-feira que o forte apoio dos EUA à sua guerra para repelir os invasores russos será mantido, apesar da oposição de alguns legisladores republicanos ao envio de mais milhares de milhões em ajuda.

Zelenskiy agradeceu a Biden na quinta-feira pelo mais recente pacote de armamento, incluindo defesas aéreas, dizendo “ele tem exatamente o que nossos soldados precisam agora”.

Comentários

Veja também