Pesquisar
Close this search box.

Autoridades mexicanas afastam migrantes dos trens de carga com destino à fronteira

Por: Correio Nogueirense
23/09/2023
Foto: REUTERS/Daniel Becerril

Reuters – Várias dezenas de migrantes recuaram frustrados dos trilhos de trem nos arredores da Cidade do México nesta sexta-feira, impedidos por autoridades mexicanas de pegar carona em vagões de carga, em um novo e importante esforço de fiscalização para conter o fluxo de pessoas em direção ao norte.

Milhares de pessoas chegaram à fronteira norte nos últimos dias e cruzaram para os Estados Unidos , muitas delas depois de fazerem viagens perigosas em trens de carga conhecidos como “A Besta”.

A operadora ferroviária mexicana Ferromex suspendeu esta semana 60 trens devido ao afluxo de pessoas, e o Instituto Nacional de Migração (INM) do México mobilizou agentes para dissuadir as pessoas de embarcarem.

Numa ferrovia ao lado de um depósito de lixo em Huehuetoca, uma cidade ao norte da Cidade do México, cerca de 40 agentes do INM em mais de uma dúzia de vans dirigiram ao longo dos trilhos para bloquear o acesso aos migrantes e enviaram um drone para localizar outros que haviam invadido o local. as colinas circundantes.

“Eles nos forçaram a sair da ferrovia”, disse Jason, um migrante venezuelano que pediu para ser identificado apenas pelo seu primeiro nome. “Não temos mais outras opções.”

Migrantes carregando mochilas e jarros de água atravessaram a grama alta sob o sol quente para recuar a pé até a cidade mais próxima.

O INM disse na sexta-feira que trabalharia com a Ferromex, de propriedade do conglomerado Grupo México (GMEXICOB.MX) , para identificar pontos estratégicos para dissuadir os migrantes de viajar de trem, o que, segundo ele, coloca vidas em risco.

Apesar dos perigos de subir no tejadilho dos carros ou de se amontoar dentro de vagões ao ar livre, muitos migrantes dizem que não podem pagar outras opções e temem ser extorquidos nas auto-estradas ou serem enviados de volta ao sul do México por agentes de migração.

Milagros Narvaez, também da Venezuela, disse que os agentes do INM disseram aos migrantes que tinham de regressar e que ela estava desesperada depois de já ter lutado durante quase um mês para encontrar um caminho para a fronteira norte.

“Tem sido uma odisséia estar aqui no México”, disse ela. “Queremos pegar o trem para chegar à fronteira e cruzar para os Estados Unidos… Aonde quer que o trem nos leve, onde quer que nos dêem asilo”.

Comentários

Veja também