Na quarta (11), os alunos da EMEI Maria Lúcia de Carvalho Castro receberam uma visita muito especial. A equipe da Polícia Militar, representada pela pessoa do Cabo Oliveira, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Artur Nogueira, visitou a escola junto com o mascote do programa, Leão Daren, promovendo um momento de brincadeiras e danças.
“O intuito do Proerd é fazer com que as crianças saibam lidar com as tensões, com as diferenças e a pressão dos companheiros. Sempre as encorajando a dizer não às drogas e às más companhias”, explicou o cabo Oliveira instrutor da Polícia Militar.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a versão brasileira do programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 04 cursos: Proerd educação infantil, 5º e 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais/Comunitário. O PROERD conta com material didático específico para auxiliar cursandos e os Policiais do programa no desenvolvimento das lições. A ação nas escolas visa prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.