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INSS atenderá por telefone ou Internet

Pedidos de aposentadoria por telefone e internet começam hoje (21).

Por: Correio Nogueirense
21/05/2018

A partir de hoje (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos.

Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS pela computador ou celular  ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Até ontem, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, ou seja, a distância.

De acordo com o INSS, pretende-se acabar com a falta de vaga e, caso precise ir até uma agência para apresentação de algum documento, o cidadão terá a garantia que será atendido. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para o atendimento.

O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.

Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:

  • Alterar meio de pagamento;
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário;
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes;
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País;
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf;
  • Cadastrar Declaração de Cárcere;
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família;
  • Cadastrar ou renovar procuração;
  • Cadastrar ou renovar representante legal;
  • Desbloqueio do benefício para empréstimo;
  • Desistir de aposentadoria;
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados;
  • Pensão por morte;
  • Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS;
  • Reativar benefício;
  • Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho;
  • Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão;
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido;
  • Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário;
  • Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho;
  • Transferir benefício para outra agência.

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