A Assistência aos Idosos Desamparados de Artur Nogueira (AIDAN) realizou no dia 30 de outubro, no salão social da entidade, a Assembleia Geral Extraordinária para cadastramento de cidadãos que queiram ajudar a instituição e também ter poder de voto na eleição do dia 3 de dezembro de 2023.
“Os sócios bem feitores são todos aqueles que trabalharam voluntariamente na AIDAN ou que compuseram alguma diretoria. Acontece que não há registro desses associados. E quando eu disser a palavra associado, a gente vai lembrar da palavra mais antiga, que é sócio. Na verdade, pelo Código Civil Brasileiro, não é mais sócio, e sim associado”, diz o decano da Câmara Municipal, Melinho Tagliari.
Melinho ressalta, “em nome da entidade da AIDAN, queremos agradecer a presença de cada um de vocês, essa associação, essa singela contribuição, fazendo tudo de acordo com o Código Civil Brasileiro, com o Estatuto da AIDAN e com o Estatuto do Idoso. Então, só para revisar, quem quiser se associar, as fichas estão aqui com o pessoal da Secretaria, são funcionárias todas da AIDAN, este chamamento de hoje, ele se estende até o dia 30”.
Fábio Adriano Mandeli, diz que no início foi chamado pelo atual presidente da entidade, Ednaldo Aparecido Moreira. “Eu vim pra tentar ajudar o Nardo, né, na situação que ele tava aí, que ele ficou sozinho na administração”.
Mandeli diz que tentou ajudar a atual administração, mas não encontrou respaldo de empresários do município. “Eu não consegui trazer ajuda. O pessoal falou assim: ‘Com essa diretoria que tá lá, infelizmente nós não conseguimos’. Isso aí foi passado para o Nardo e ele sabe, foi tudo falado aberto, ele sabe disso aí. E aí, esse pessoal que eu fui buscar, que é do comércio, que já passou pela instituição, que sempre ajudou, eles disseram: ‘Fábio, se você for lá puxar o ‘novelo’, nós estamos juntos’, diz. Cheguei em casa, conversei com a minha família e eles disseram que estão comigo”.
O candidato a presidente da instituição disse que para administrar a instituição tem que ter pessoas de vários segmentos. “Eu acho que para tocar a instituição tem que vir várias tribos, não pode pegar uma tribo só, senão você fica limitado, isso aqui requer muita gente para ajudar”.
Segundo Fábio, hoje a instituição gasta mais do que arrecada. “Hoje se gasta mais do que ganha, não existe isso, nenhuma empresa vive desse jeito, a receita tem que ser maior do que os gastos, não existe”.
“Estamos entrando para resolver. Nós não estamos entrando aqui para fazer autopromoção, ninguém está aqui para amanhã ser candidato a vereador ou candidato a prefeito, não. Nós viemos por causa que a instituição tem que voltar aonde ela estava, na altura que ela estava”.
Mandeli garante que esse grupo veio para trabalhar. “Nós vamos fazer acontecer. Esse grupo não tem nenhum pipoqueiro, que no meio do caminho vai pular de barco. Todos vão ficar até o final”.
O candidato destaca a transferência que vai ter, caso o grupo dele assuma a instituição. “Tudo que for arrecadando, tudo que for pagando, tudo que for vai estar tudo no portal de transparência”. O candidato menciona a criação desse portal, logo no início da gestão.
Ele finaliza sua fala, destacando que esse grupo vai trazer a credibilidade que a instituição merece. “Esse grupo veio para trazer a credibilidade da AIDAN. Falta uma administração”.
Entenda
O Ministério Público vem acompanhando e fiscalizando a AIDAN, diante de denúncias acerca da Diretoria do biênio 2021-2022, verificou-se a necessidade de corrigir questões irregulares que a entidade vinha carregando há tempos, dentre elas o estatuto social defasado e ausência de associados no quadro social.
Considerando ainda, a necessidade de trazer maior legitimidade e segurança para a Administração da AIDAN, através de seu caráter protetivo e fiscalizador o MP requereu, e o atual presidente acolheu, por meio da convocação, a demanda para nova eleição por Assembleia Geral Extraordinária.
AVISOS/REGRAS:
1- Os interessados em se associar e participar deste pleito eletivo, devem procurar a entidade, a fim de realizar seu registro na modalidade SOCIO CONTRIBUINTE que prevê contribuições a partir de R$ 15,00 (quinze reais) mensais ou atual com desconto.
A opção por contribuição mensal possui uma carência de 12 meses, sujeito a multa de 50% sobre o saldo remanescente caso seja requerido o cancelamento antecipado.
2- O registro do novo associado será devidamente efetivado após verificação do cadastro por e-mail e a devida compensação da 1ª contribuição mensal ou da contribuição anual.
3- Para se associar é necessário: ter 18 (dezoito) anos completos e ser residente na cidade de Artur Nogueira-SP.
4- Nos termos do Art. 8° e 13 do Estatuto Social, somente os sócios quites com suas obrigações sociais, podem compor Assembleia Geral e exercer o direito de votar e serem votados para cargos eletivos.
5- Os CANDIDATOS ao Conselho Fiscal e as CHAPAS para Diretoria, devem ser compostos exclusivamente por membros associados (efetivados), e devem ser apresentados até o dia 20 de novembro de 2023 até as 17:00 horas, a fim de serem registradas e divulgadas ao público com antecedência.
6- Restando 3 (três) dias para a eleição, o cadastro e registro de novos associados será suspenso até a posse da Chapa eleita.
7- A apuração dos votos será feita publicamente diante dos ali presentes, e a contagem será feita por duas pessoas idôneas, escolhidas dentre as instituições públicas ou órgãos de autoridade da cidade.
8- Por derradeiro, os interessados devem estar cientes de que, o MP de Artur Nogueira requereu como a obrigação prioritária da nova chapa eleita, a imediata convocação dos associados, em cooperação com os Conselhos Municipais para discutir e votar a reforma do Estatuto Social.
Confira como está formada a chapa Renovação
Presidente: Fábio Adriano Mandeli
Vice-presidente: Rone Anderson Sievert
1º. Secretário: Ediber Henrique de Almeida
2º. Secretário: Natal Gonçalves da Silva
1º. Tesoureiro: Rogério Filipini de Almeida
2º. Tesoureiro: Rafael Franco de Almeida Trindade