Reuters – A agência de controle de narcóticos da China alertou contra a fabricação e venda de substâncias que podem ser usadas para fabricar drogas ilegais, um dia depois de o presidente Xi Jinping ter dito que a China impediria a exportação de itens usados para fabricar o opioide fentanil .
Numa circular emitida na quinta-feira, o gabinete da Comissão Nacional de Controlo de Narcóticos da China também alertou contra o risco de cair na “jurisdição de braço longo” de agências estrangeiras de aplicação da lei.
Os Estados Unidos há muito que procuram a cooperação da China para impedir um fluxo ilícito de precursores químicos utilizados para produzir fentanil, que é até 50 vezes mais forte que a heroína e é cada vez mais misturado com outras drogas, muitas vezes com resultados letais.
Na cimeira de quarta-feira em São Francisco, Xi e o presidente dos EUA, Joe Biden, concordaram que a China iria conter a exportação de produtos relacionados com a produção de fentanil .
Segundo o acordo, a China irá diretamente atrás de empresas químicas específicas que fabricam precursores de fentanil, disse um alto funcionário dos EUA.
Na sua circular, a agência antidrogas alertou que qualquer pessoa, ou empresa, incluindo empresas postais e de logística, que tenha conhecimento da venda, transporte ou exportação de drogas ilegais ou precursores químicos pode enfrentar acusações criminais ou multas.
Autoridades dos EUA dizem que pequenas empresas químicas na China fabricam precursores químicos que são enviados ao México para produzir fentanil ilícito. A China diz que o vício e a procura pela droga são problemas internos dos EUA.