Reuters – O alemão Franz Beckenbauer, um dos maiores jogadores de futebol que capitaneou seu país na glória na Copa do Mundo em 1974 e venceu o torneio novamente como técnico em 1990, morreu aos 78 anos, disse sua família em um comunicado. declaração na segunda-feira.
Beckenbauer liderou o esporte como jogador, treinador, comentarista e administrador por mais de meio século e foi amplamente admirado globalmente, com mensagens de simpatia chegando de todo o mundo na segunda-feira.
“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família”, dizia um comunicado de sua família.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse no X: “Vencedor da Copa do Mundo como jogador e treinador: Franz Beckenbauer foi um dos maiores jogadores de futebol da Alemanha e para muitos ‘der Kaiser’ também por causa da emoção pelo futebol alemão que ele criou durante gerações. Sentiremos falta ele. Meus pensamentos estão com sua família e amigos.”
Beckenbauer foi uma presença elegante e dominante em campo pela Alemanha Ocidental e pelo Bayern de Munique nas décadas de 1960 e 70, usando a calma com a bola e a distribuição sem esforço que marcaram suas atuações no meio-campo para virtualmente inventar o papel de varredor defensivo central, ou ‘líbero’ onde ele obteve maior sucesso.
“O mundo do FC Bayern já não é o que era – de repente está mais escuro, mais silencioso, mais pobre”, afirmou o clube em comunicado.
“Os campeões alemães estão de luto pela perda de Franz Beckenbauer, o único ‘Kaiser’ sem o qual o FC Bayern não se teria tornado no clube que é hoje.”
Ele somou 103 internacionalizações pela Alemanha Ocidental, vencendo o Campeonato Europeu de 1972 e, dois anos depois, a Copa do Mundo em casa, depois de perder na final para a Inglaterra em 1966.
Em 1970, ele jogou grande parte da clássica semifinal da Copa do Mundo contra a Itália com o braço na tipoia, depois de deslocar o ombro e quebrar a clavícula.
A sua equipa, o Bayern, era a melhor equipa do mundo em meados da década de 1970, vencendo três Taças dos Campeões Europeus consecutivas e três títulos consecutivos da Bundesliga, e Beckenbauer foi eleito duas vezes o Futebolista Europeu do Ano.
Ele então fez uma mudança polêmica para os Estados Unidos, juntando-se ao time “all-star” New York Cosmos, que ajudou a conquistar três títulos nacionais, antes de retornar à Alemanha e ajudar o Hamburgo a conquistar o título da Bundesliga.
TREINADOR NACIONAL
Beckenbauer tornou-se técnico da seleção nacional em 1984, apesar de não ter experiência anterior, e levou a Alemanha Ocidental à final da Copa do Mundo de 1986, onde perdeu para a Argentina de Diego Maradona.
Quatro anos depois, ele liderou uma seleção combinada da Alemanha à vitória na final sobre os argentinos.
Beckenbauer foi um dos três homens que venceram a Copa do Mundo como jogador e depois como técnico, e sua morte ocorre três dias depois do primeiro a fazê-lo – o brasileiro Mario Zagallo . O francês Didier Deschamps é o outro.
“Foi uma grande honra para mim juntar-me a eles em 2018, como aqueles que venceram a Copa do Mundo como jogador e depois como treinador”, disse Deschamps.
“Ele (Beckenbauer) exalava classe, uma confiança que muitos procuravam inspirar. Franz Beckenbauer era uma personalidade extremamente respeitada, que personificava as exigências do mais alto nível.”
Lothar Matthaeus, capitão vitorioso de Beckenbauer no Italia 90, disse: “O choque é profundo, embora eu soubesse que Franz não estava bem. A sua morte é uma perda para o futebol e para a Alemanha como um todo.
“Ele foi um dos maiores jogadores e treinadores, mas também fora de campo. Franz foi uma personalidade marcante não só no futebol, e gozou de reconhecimento mundial. Todos que o conheceram sabem como Franz era uma pessoa grande e generosa.”
Beckenbauer experimentou mais sucesso interno como treinador e depois presidente do Bayern antes de se tornar vice-presidente da Federação Alemã, desempenhando um papel fundamental na candidatura bem-sucedida da Alemanha para sediar a Copa do Mundo de 2006.
No entanto, em 2016, foi multado pelo comité de ética do órgão dirigente do futebol mundial, a FIFA, por não cooperar com um inquérito sobre corrupção na atribuição dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022.
Outro inquérito da FIFA sobre as ações de Beckenbauer em relação à premiação da Copa do Mundo de 2006 foi arquivado sem que nenhuma acusação fosse feita devido a uma questão de estatuto de limitações.
Mas é pelas suas incríveis conquistas em campo e no banco de reservas que Beckenbauer será lembrado.
“Franz Beckenbauer reescreveu a história do futebol alemão e deixou nele um impacto duradouro”, disse Karl-Heinz Rummenigge, seu ex-companheiro de equipe e CEO de longa data do Bayern.