Pesquisar
Close this search box.

Doação de sangue: quem pode e não pode doar?

Artur Nogueira realiza no dia 1º de fevereiro, a partir das 9h, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, a campanha de doação de sangue, na comunidade São Benedito.

Por: Correio Nogueirense
14/01/2024
Foto: Divulgação

Você sabia que a cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas? A doação de sangue é um ato voluntário. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao doar sangue. Como o sangue não é fabricado, os hospitais dependem muito de doações para ajudar, principalmente quem tem leucemia, anemia hereditária ou outras doenças do sangue, quem fez cirurgias grandes ou quem teve algum traumatismo.

Segundo especialistas e autoridades de saúde, muita gente só pensa em doar quando alguém próximo precisa, mas umas das principais explicações da baixa adesão é o medo e o desconhecimento sobre a doação.

Quem pode e quem não pode doar sangue? Em geral, as pessoas com idade entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg podem doar sangue, salvo raras exceções – entre elas, certos problemas de saúde, gravidez e ingestão de substâncias.

Homens podem fazer até quatro doações no período de um ano, com intervalo de 60 dias entre elas. Mulheres podem realizar até três doações num espaço de 12 meses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Na busca por fortalecer o elo solidário entre a comunidade e a saúde pública, a Prefeitura de Artur Nogueira volta a apoiar a campanha de doação de sangue – realizada a partir de parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hemocentro da Unicamp. A ação acontece no dia 1º de fevereiro, uma quinta-feira, a partir das 9h, na comunidade São Benedito.

A coleta de sangue ocorrerá sob a orientação de profissionais de saúde, que irão tirar dúvidas e prestar apoio de informação aos doadores no local da campanha. A comunidade São Benedito fica na Rua Emílio Dias Prado, S/N, no bairro Nosso Chão.

“É uma oportunidade única para que os nogueirenses façam a diferença e contribuam para salvar vidas em um gesto de altruísmo e empatia”, enfatizou o prefeito Lucas Sia (PSD). Ele convida: “A participação da população é crucial para ajudar aqueles que precisam e contribuir para o bem-estar da nossa comunidade. Contamos com vocês para fazer a diferença”.

No momento da doação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, preferencialmente RG ou CNH, além de informação do endereço completo, inclusive o CEP.

Comentários

Veja também