Pesquisar
Close this search box.

Em conjunto com cidades da RMC, Artur Nogueira faz novo mutirão contra dengue neste sábado

Agentes visitarão casas dos bairros Vista Alegre; Parque dos Trabalhadores; Jardim Planalto e Jardim Paraíso.

Por: Correio Nogueirense
14/03/2024

A Prefeitura de Artur Nogueira, em colaboração com a Região Metropolitana de Campinas (RMC), por meio da Vigilância em Saúde (VISA), realizará mais um mutirão de combate à dengue neste sábado (16). A estratégia conjunta foi traçada após reunião do Conselho Regional, realizada na última sexta-feira (08), na qual o titular da pasta da Saúde, Amarildo Boer, marcou presença.

O objetivo da ação é orientar à população e eliminar possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

“A parceria com a RMC fortalece nossos esforços no combate à dengue. Estamos unindo recursos e conhecimentos para proteger a saúde da população de forma eficaz”, afirmou Amarildo Boer.

Nesta etapa da busca ativa, os agentes visitarão as casas dos bairros Vista Alegre; Parque dos Trabalhadores; Jardim Planalto e Jardim Paraíso.

“Os mutirões acontecem exclusivamente aos sábados para garantir que mais pessoas estejam em casa para receber as equipes”, explicou a responsável técnica pela equipe de enfermagem, Milena Sia Perin.

A VISA pede para que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor.

Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.

Comentários

Veja também