Por Jefferson Braun
Mesmo sendo um espaço coletivo, historicamente o trânsito sempre foi considerado um ambiente predominantemente masculino. Hoje em dia, as mulheres conquistaram mais espaços e é comum observar um número maior delas ao volante, inclusive como motoristas profissionais.
Este cenário, onde a mulher está se tornando independente ao volante, também se faz presente em esportes automobilísticos até então dominados pelos homens, o Off Road é um deles. Elas marcam presença e exercem suas funções com maestria. Atualmente temos grandes pilotos mulheres no mundial de rally, vitoriosas em rallys como o Dakar, o top do mundial de rally cross country.
Neste último final de semana, foi realizado em Artur Nogueira o 6°Encontro de Off Road organizado pela “Equipe Tatu de Chuteira” e é claro, contou com a presença das ilustres apaixonadas pelo volante e o esporte, como foi o caso da comerciante Jussara Fernanda Viotto Varzan.
“Quem começou com esta história de trilha foi meu esposo Ednei Alcides, conhecido na região como o “vovô da trilha”. O esporte entrou na veia e não saiu mais. Devagarzinho eu fui participando junto com meu ele, indo a vários eventos, e agora eu estou trazendo toda a família. Mas a partir de agora, eu vou começar a dirigir nas trilhas”, disse.
A comerciante também revela que sim, a mulher tem espaço no esporte. “Eu acho que a mulher tem espaço sim, já vi mulheres enfrentando muitos desafios que para muitos era difícil de encarar. Vale muito a pena, eu só não quero que coloquem vovó na minha camisa”, brinca.
A veterinária Marceli Zambon da cidade de Lindoia-SP esteve no evento juntamente com o seu namorado, e é claro mostrou que a mulher tem sim o seu espaço. “Eu tenho o Off Road como um Hoobie. Passei a gostar acompanhando o meu namorado nos eventos da modalidade pois gosto muito de dirigir, inclusive eu fiz a trilha. E não penso que o esporte é apenas para o homem, creio que deve haver um pouco de senso e ter noção do básico para dirigir, não que você vai pegar um jipe e sair pilotando de qualquer jeito, mas sempre com instrução, isso vale tanto para o homem quanto para a mulher, tem espaço para os dois no esporte.” Ressalta.
Próximos eventos
De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Artur Nogueira, Edesio Lopes, outras programações ainda estão previstas para este ano no calendário nogueirense. “Já está praticamente protocolado, falta apenas fazer a definição dos processos licitatórios, estaremos entrando com a nossa revirada cultural, conhecida há tempos atrás como festival de inverno. Grandes atrações irão acontecer e como é tradição, o evento se realizará na praça central da cidade”.