A Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social promoveu na última semana, dia 29, mais uma edição do Eco Passeio Inclusivo. A atividade aconteceu no Bosque dos Largos Cidade Orquídea, região do Maria Antônia.
Participaram do evento aproximadamente 200 pessoas atendidas por OSCs (Organizações da Sociedade Civil) do município, como Centro Dia, Residência Inclusiva da Associação Pestalozzi, Recanto Tia Cecília. O passeio contou com a utilização das cadeiras adaptadas tipo “Juliete”, para que PCDs (Pessoas com Deficiência) possam fazer trilhas e que foram adquiridas pela Prefeitura.
“Temos que tornar comum a ideia de que pessoas com deficiência podem tudo, inclusive praticar eco esportes. Este evento contribui para proporcionar mais qualidade de vida e novas experiências a este público. E a aquisição das cadeiras adaptadas facilitam a atividade, tornando um evento divertido e prazeroso”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Confeccionada em aço-carbono, com pintura eletrostática e sistema de amortecimento do quadro, as cadeiras adaptadas para trilha tem cinto de segurança com fivela, apoio para cabeça e pés e freio estacionário, suportando até 90 quilos. Elas são mais altas, para evitar pedras e poeira, e mais estreitas, para ter melhor acesso às trilhas.
O Eco Passeio contou ainda com plantio de mudas, apresentações musicais, pescaria, pintura facial, outras atividades físicas e jogos.