Os dias 25 e 26 de junho, teve um significado mais do que especial para os policiais militares e instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Artur Nogueira.
617 alunos, das nove escolas municipais de Artur Nogueira, concluíram o Programa em 2024. A formatura aconteceu na comunidade Graça Church.
O evento contou com a participação da Banda Nico de Fáveri, sob regência do maestro Matheus Nicolas dos Santos.
Para os militares do curso no município, somente o sonho de viver em um mundo melhor pode motivar o trabalho voluntário para combater o crime e ajudar na formação educacional de crianças, adolescentes e jovens do ensino fundamental.
Atualmente a 3º CIA do Batalhão da Polícia Militar (19º BPMI) tem três policiais instrutores: CB PM Oliveira, SD PM Soares e SD PM Danielle, que atuam com apoio do comando para ministrarem o curso nas salas de aulas das escolas municipais, estaduais e particulares.
O CB PM Oliveira, que coordena o trabalho desde 2022 na modalidade Proerd, conta que todo o trabalho desenvolvido se resume em apenas uma palavra: amor. Para ele, viver e trabalhar para os outros é uma atitude motivada por um grande sonho: tornar a nossa região mais justa e melhor para futuras gerações. “O sentimento que mais me marca é o carinho e a gratidão das crianças, pois esse é um trabalho preventivo e de grande relevância para a sociedade”.
Trabalho voluntário dos instrutores
O atual instrutor também relata suas experiências no trabalho voluntário realizado pelo Proerd nas salas de aula.
Cabo Oliveira conta que no projeto ele encontra a oportunidade de fazer aquilo que gosta, que é transmitir conhecimento e lidar com crianças. ” O entusiasmo dos alunos e o apoio dos pais é muito especial e vale muito, isso me motiva bastante a dar sempre o meu melhor”, diz.
Oliveira diz que o desejo de trabalhar nessa área só cresce, “tenho bons exemplos e busco aprender mais a cada dia para fazer um trabalho de excelência com os alunos. Procuro estudar sobre vários temas, para que a aula seja melhor. Esse contato humaniza mais a imagem da PM, já que muita gente ainda vê como algo ruim, mas aos poucos isso vai mudando à medida que os resultados positivos aparecem”.
O policial militar diz que é necessário uma conscientização de que todos são responsáveis por construir para uma cidade melhor. “Não há como medir a importância do Proerd, a cada dia somos surpreendidos com as experiências que temos com esse contato direto na comunidade. O programa acaba sendo uma peça fundamental e primordial enquanto medida preventiva para combater a criminalidade”.
“O resgate dos bons valores e a cidadania são os principais benefícios do Proerd, pois é através da educação que a mudança acontece na sociedade. O trabalho é feito com muito amor, dedicação, foco e esforço, por isso vem dando certo”, ressalta.
O Policial Oliveira finaliza agradecendo Edilson dos Gideões pela distribuição de bíblias durante o evento, pastor Maurício Rahmé por sempre apoiar o evento e a administração Lucas Sia.
“Débora (Sacilotto, secretária de educação), Zenaide e Simone, eu sou fã. Ninguém faz nada sozinho e, graças a Deus, tenho tido muito apoio. Tudo o que o projeto precisa, a Prefeitura tem suprido. Fica aqui o meu carinho para o prefeito Lucas que, na área da educação, escolheu um timaço, juntamente com diretoras e coordenadoras, uma verdadeira seleção brasileira”, brinca CB PM Oliveira.
Proerd
Em ação no Brasil desde 1992, o Proerd foi implantado em várias capitais e posteriormente levado para as cidades do interior.
Segundo a Polícia Militar (PM), o programa já formou mais de 11 milhões de crianças no estado de São Paulo, onde são repassados valores como ética, cidadania e principalmente a parte educacional em relação à prevenção de crimes e violência, além do consumo de álcool e drogas.
Em 2023, em Artur Nogueira, foram formados 1800 alunos dos 5° e 7° anos da rede municipal e estadual.
Além das comemorações, o Proerd, representado pelo Cabo Oliveira, demonstrou solidariedade aos moradores do Rio Grande do Sul e promoveu a arrecadação de doações voluntárias de produtos de higiene e limpeza. As doações foram entregues no próprio local da formatura.
As escolas participantes foram distribuídas em dois dias de formatura, conforme abaixo:
25 de junho
EMEF “Francisco Cardona”
EMEIEF “Maria Plascidina de Almeida Filippini” – Bairrinho
EMEIEF “Prof.ª Aparecida Dias dos Santos” – Laranjeiras
EMEF “Ver. Prof. Amaro Rodrigues” – Jardim Leonor
EMEF “Edmo Wilson Cardoso” – Blumenau
26 de junho
EMEF “Prefeito Ederaldo Rossetti” – CAIC
EMEF “Elysiário Del’Alamo” – Sacilotto II
EMEIEF “Osni José de Souza” – Minha Casa Minha Vida
EMEF “Prof.ª Alcídia Teixeira Whitaker Matteis” – Itamaraty