Pesquisar
Close this search box.

Morre, aos 87 anos, o humorista Ary Toledo

A informação foi confirmada nas redes sociais do artista.

Por: Correio Nogueirense
12/10/2024
Foto: Divulgação

Dono de grandes sucessos no rádio e na TV, o humorista Ary Toledo, de 87 anos, morreu na manhã deste sábado (12). A informação foi confirmada nas redes sociais do artista.

“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós. Sentiremos a sua falta Mestre.” O velório acontecerá neste sábado, em São Caetano do Sul, em São Paulo.

Embora tenha nascido em Martinópolis em 1937, Ary Toledo foi criado em Ourinhos. Iniciou a carreira como ator aos 22 anos, no Teatro de Arena. No entanto, antes de começar a atuar, ele trabalhou primeiro como bilheteiro, faxineiro e contrarregra do teatro.

Conhecido pelas piadas escrachadas e o humor politicamente incorreto, Toledo participou de grandes montagens teatrais, como “Pobre Menina Rica” (1962). Sob a direção de Aloysio de Oliveira, atuou ao lado de nomes como Nara Leão e Vinicius de Moraes, também autor da peça ao lado de Carlos Lyra.

Participante de programas de intérpretes na televisão, o humorista também ensaiou uma carreira musical e, mais tarde, gravou uma série de discos com canções cômicas. Sua primeira gravação em estúdio ocorreu em 1965, com “Tiradentes”.

Incansável, Ary Toledo ainda gravou vários discos, além de ter lançado diversos livros de piadas, sua especialidade. A causa da morte de sua morte não foi divulgada, mas o humorista já apresentava problemas de saúde e chegou a ser internado ainda neste ano em decorrência de uma pneumonia. Por 40 anos, ele foi casado com a atriz e diretora teatral Marly Marley, que faleceu em 2014, aos 75 anos.

Comentários

Veja também