Pesquisar
Close this search box.

Verstappen vence caótico Grande Prêmio do Brasil após recuperação impressionante

Por: Correio Nogueirense
03/11/2024

Max Verstappen conquistou uma vitória notável em um frenético Grande Prêmio de São Paulo, realizado neste domingo (3) com o holandês recuperando posição, ele que largou na 17 e marcou sua primeira vitória desde junho em meio a muita chuva e vários acontecimentos, também viu a Alpine conseguir um resultado duplo no pódio.

O caos começou antes mesmo do evento começar, depois que Lance Stroll ( equipe Aston Martin) rodou durante a volta de apresentação, levando a alguma confusão sobre o procedimento de largada abortado, quando o pole Lando Norris liderou vários carros enquanto outros permaneceram no grid, o que significa que Norris, George Russell, Yuki Tsunoda e Liam Lawson serão investigados após a corrida por violação do procedimento de largada.

Quando o GP do Brasil começou, Russell teve uma largada mais forte e iniciou a corrida na frente de Norris, enquanto Verstappen abriu caminho no pelotão da parte de trás do grid. À medida que a corrida se desenrolava em meio a mudanças nos níveis de chuva, uma bandeira vermelha foi lançada na volta 33 após uma batida de Franco Colapinto da Williams.

Isto significava que Esteban Ocon liderava à frente de Verstappen e Pierre Gasly quando a corrida recomeçou com pouco mais de metade da distância restante. Mas depois de mais um reinício – após uma aparição no Safety Car devido a uma batida de Carlos Sainz, Verstappen assumiu a liderança e a partir daí parecia intocável, com o campeão mundial a receber a bandeira quadriculada com uma margem de 19,477s.

Entretanto, provou ser um dia de sonho para a Alpine, com Ocon e Gasly a segurarem-se em P2 e P3 para conquistarem um pódio duplo – resultando na equipa a dar um salto extraordinário do nono para o sexto lugar na classificação de construtores.

Russell terminou a corrida em quarto lugar para a Mercedes, à frente de Charles Leclerc na Ferrari, com Norris seguindo no que foi certamente um decepcionante sexto lugar, já que o britânico perdeu terreno para Verstappen na classificação do campeonato. O companheiro de equipe da McLaren, Oscar Piastri, cruzou a linha em sétimo, mas foi punido com uma penalidade de 10 segundos por colisão com Lawson, deixando o australiano em oitavo.

Isso promoveu Tsunoda ao sétimo lugar, comemorando o dobro de pontos para RB, já que Lawson terminou a corrida em nono. Lewis Hamilton marcou o último ponto oferecido depois de avançar pela Mercedes e se defender de Sergio Perez nas últimas etapas, deixando o piloto da Red Bull em P11.

Ollie Bearman ficou em 12º para Haas depois de uma tarde agitada para o adolescente, que enfrentou alguns momentos fora da pista e também recebeu uma penalidade de 10 segundos por colisão com Colapinto. Valtteri Bottas seguiu em 13º pela Kick Sauber, à frente dos últimos classificados Fernando Alonso, da Aston Martin, e do também piloto da Kick Sauber, Zhou Guanyu.

Sainz e Colapinto registraram desistências após as quedas, enquanto Nico Hulkenberg recebeu bandeira preta pouco antes do reinício da corrida, depois que o piloto da Haas recebeu assistência dos comissários ao retornar à pista após uma parada anterior.

Stroll não largou após girar na volta de formação original no Aston Martin, enquanto Alex Albon não pôde participar pela Williams porque a equipe não teve tempo de consertar seu carro após a queda anterior no treino classificatório.

Comentários

Veja também