O drama da torcida santista durou 341 dias – desde a queda para a Segunda Divisão até o retorno à Série A do Brasileirão, o que se consolidou na noite dessa segunda-feira (11), quando a equipe derrotou o Coritiba por 2 a 0 no Couto Pereira, em Curitiba. Com o resultado, o Santos chegou a 68 pontos e mesmo que não pontue nas duas rodadas finais da Série B não poderá ser superado por outros quatro concorrentes.
A vitória, a quarta seguida, com gols de Wendel e Otero, não só carimbou o passaporte do Santos à Série A de 2025 como o deixou bem próximo do título da Série B. Basta conseguir dois pontos contra CRB (na Vila Belmiro) e Sport (em Recife), seus últimos dois compromissos. Ou seja, na 37ª rodada, sua torcida pode festejar a conquista se a equipe ganhar do CRB ou se Mirassol e Novorizontino não vencerem seus jogos.
“Parabéns ao Santos, a toda a sua diretoria, jogadores, comissão técnica e sua imensa e apaixonada torcida. O Santos merece estar no topo, por tudo que representa para o futebol brasileiro e mundial. Foi uma campanha de muito trabalho, muito compromisso, sempre com o foco do acesso, e coroada nesta noite de segunda-feira (11) com a classificação com duas rodadas de antecedência”, comentou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Berço de craques
Um dos clubes de futebol mais famosos do mundo, o Santos revelou inúmeros craques que ajudaram a Seleção Brasileira a pavimentar uma trajetória repleta de conquistas. O maior deles, consagrado em todos os cantos do planeta, foi Pelé, tricampeão mundial, um jogador completo, que encantou milhões de pessoas ao longo de sua carreira. Pelé nos deixou em 2023, mas seu legado permanecerá eterno para o esporte brasileiro e mundial.
Vários jogadores diferenciados que vestiram a camisa do Santos são também referência no futebol. Como no caso de Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Coutinho, Edu, Gilmar, Jair Rosa Pinto, Lima, Manga, Mauro, Pepe, Zito e Neymar. Com eles, em seus respectivos períodos, o clube conquistou dois Mundiais, três Libertadores, oito Brasileiros, uma Copa do Brasil e 22 Estaduais.
O jogo do acesso
O Santos se impôs em campo o tempo todo no Couto Pereira e fez o primeiro gol aos 19 minutos, com Wendel Silva, que recebeu uma bola na medida de Giuliano. Aos 40, Otero ampliou, numa linda cobrança de falta, em que a bola fez uma curva e enganou o goleiro do Coritiba.
No segundo tempo, o time da casa tentou a reação, mas parou na firme zaga adversária. Por sua vez, o Santos não diminuiu a intensidade e partiu em busca do terceiro gol, criando várias chances, mas sem a pontaria demonstrada na primeira etapa.
O Santos completou 36 jogos no campeonato e soma agora 20 vitórias, com oito empates e oito derrotas. Tem o melhor ataque da Série B, com 56 gols, e levou 28, com saldo de 28, o mais destacado da competição.