Max Verstappen tornou-se tetracampeão com um quinto lugar durante o Grande Prêmio de Las Vegas (EUA) na madrugada deste domingo (24), enquanto George Russell e o heptacampeão Lewis Hamilton conquistaram uma dobradinha para a Mercedes.
Verstappen largou no Grande Prêmio de 50 voltas sabendo que tudo o que precisava fazer era manter o rival pelo título Lando Norris (Mclaren) atrás dele para garantir outro título, que o holandês conseguiu mantendo a posição na primeira curva e gradualmente se afastando do piloto da flecha pratiada.
Tendo conquistado um lugar no pódio após a segunda rodada de pit stops, Verstappen optou por não lutar quando as Ferraris chegaram à traseira de seu Red Bull nas voltas finais – tanto Carlos Sainz quanto Charles Leclerc.
Na frente, Russell administrou habilmente uma corrida complicada em condições frias e escorregadias, mantendo Leclerc afastado nas primeiras voltas. Charles enfrentou problemas de pneus.
Hamilton se recuperou de um treino classificatório ruim, que o deixou em 10º no grid, para ajudar seu companheiro de equipe George Russell, cuja vitória marcou o primeiro triunfo da Mercedes desde o Grande Prêmio da Bélgica, em julho.
Norris fez uma tentativa bem-sucedida de conseguir a volta mais rápida nos momentos finais ao terminar em sexto, e matematicamente saiu da disputa do campeonato, com seu companheiro de equipe Oscar Piastri cruzando a linha de chegada em sétimo após uma penalidade de tempo por uma falsa largada.
Toda a atenção, porém, estava voltada para Verstappen com 27 tetracampeão, se junta a um seleto grupo de grandes nomes da F1 em quatro títulos mundiais – todos conquistados um após o outro.
“Max, apenas não perca de vista nosso objetivo hoje”, comentou o engenheiro de Verstappen, Gianpiero Lambiase, no que parecia ser uma mensagem de rádio atrasada. “Sim, estou fazendo minha própria corrida”, respondeu o holandês, que mal resistiu.
“Tem sido uma longa temporada e é claro que começamos de forma incrível, foi quase como um cruzeiro, mas depois tivemos uma fase difícil – mas como equipe, nos mantivemos unidos, continuamos trabalhando em melhorias e conseguimos a vitória, “, disse Verstappen.
“Estou incrivelmente orgulhoso de todos, do que fizeram por mim, e estar aqui como tetracampeão mundial é, claro, algo que nunca pensei que fosse possível.”
O que vem a seguir
A sequência final de três partidas da temporada de 2024 continuará com o Grande Prêmio do Catar no próximo fim de semana (29 de novembro a 1º de dezembro).