Iniciou mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). As atividades em sala de aula tiveram início no dia 10 de fevereiro em Artur Nogueira. Até o fim do ano, 900 alunos, resultando em 100% dos estudantes, terão acesso ao programa educacional.
Neste primeiro trimestre serão atendidos os alunos das escolas EMEF “Prefeito Ederaldo Rossetti”- CAIC, com 130 alunos e 5 salas de aula; EMEIEF “Aparecida Dias dos Santos”, com 62 alunos e 3 salas; EMEF “Professor Vereador Amaro Rodrigues” com 111 alunos e 4 salas; e EMEF “Elysiário Del’Alamo” com 78 alunos e 3 salas.
As demais escolas EMEF “Francisco Cardona”; EMEF “Prof. Alcídia Teixeira Whitaker Matteis”; EMEF “Edmo Wilson Cardoso”; EMEIEF “Osni José de Souza” e EMEIEF “Maria Plascidina de Almeida Filippini”
iniciarão suas aulas no 2° trimestre.
Os alunos dos 5° anos são acompanhados pelos instrutores Cb PM Oliveira, Cb PM Soares, Sd PM Sgaetti e Sd PM Daniele. Os encontros durante o ano são realizados semanalmente e contêm 10 lições.
CB PM Oliveira, que coordena o trabalho desde 2022 na modalidade PROERD na região, afirma que o objetivo final é preparar os alunos para tomarem decisões seguras e responsáveis.“Nós vamos orientar esses alunos e mostrar os dois caminhos, das drogas e sem elas, mas a decisão é deles, então precisamos trabalhar para que eles escolham a opção certa”, explica.
Oliveira destaca que, além disso, o sucesso do curso depende do trabalho conjunto entre a polícia, a escola e a família, que é a base de tudo.
O Proerd é um projeto em que policiais militares treinados desenvolvem um curso com material exclusivo de prevenção às drogas e à violência.
O PROERD é um programa de responsabilidade social, de cunho preventivo, adotado em 52 países ao redor do mundo, originário de Los Angeles/E.U.A ( D.A.R.E. Drug Abuse Resistance Education). São Paulo adotou a iniciativa em 1993 e desde então vem desenvolvendo ininterruptamente. Atualmente, o programa é desenvolvido em todos os estados e no Distrito Federal, sendo que o Brasil dispõe de 7 (sete) Centros de treinamento, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.