Novo ‘Dia D’ de Vacinação acontece neste sábado em Artur Nogueira

Sala de vacinas do Espaço Mãe e Filho funcionará das 8h às 16h com doses contra gripe, febre amarela, dengue e outras de atualização.

Por: Correio Nogueirense
19/09/2025
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá neste sábado (20) um novo ‘Dia D’ de Vacinação. A ação acontece no Espaço Mãe e Filho, das 8h às 16h, e terá como foco principal a proteção contra gripe (Influenza), febre amarela e dengue, além da atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes e adultos.

Influenza

As vacinas contra a gripe estão liberadas para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A medida segue orientações do Ministério da Saúde e busca ampliar a proteção contra complicações respiratórias, especialmente no período de maior circulação viral.

Febre amarela

Artur Nogueira está classificada como área ampliada para a doença, o que reforça a necessidade de imunização. O esquema segue as recomendações nacionais:

Primeira dose aos 9 meses e segunda aos 4 anos (crianças menores de 5 anos);

Dose única para maiores de 5 anos que ainda não tenham comprovação vacinal;

Grupos específicos, como gestantes, puérperas e bebês de 6 a 8 meses em áreas de risco, podem ser vacinados mediante avaliação médica;

Idosos acima de 60 anos também devem passar por avaliação antes da aplicação.

Vacina contra dengue

O imunizante está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. São necessárias duas doses, aplicadas com intervalo de 90 dias. A Vigilância em Saúde reforça que muitos adolescentes ainda não retornaram para completar o esquema vacinal.

Atualização da caderneta vacinal

Durante a campanha, estarão disponíveis outras vacinas de rotina, como contra Covid-19, hepatites A e B, meningite, poliomielite, tríplice viral, varicela, HPV, entre outras.

Pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação. A quantidade de doses aplicadas dependerá do repasse realizado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas.

Comentários

Veja também