Muita gente provavelmente já colecionou alguma coisa na vida. Cartão telefônico, notas antigas ou de outros países, mini craques, relógios, revistas em quadrinhos e é claro, Selos Postais.
Na era do e-mail, parecem longínquos os dias em que as cartas eram o grande meio de comunicação. Da troca de correspondência nasceu à filatelia, o hábito de colecionar, estudar e pesquisar selos postais. Uma prática que fez muito sucesso, mas que vem perdendo espaço no Brasil e no mundo desde os anos 1970.
Nesta quarta-feira (1º), é comemorado o Dia Nacional do Selo brasileiro, a data marca a ocasião em que entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada Olho-de-Boi. O lançamento ocorreu em 1º de agosto de 1843, com três valores: 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário mundial.
A partir de uma ideia de D. Pedro II, o fato colocou o Brasil como o segundo país do mundo a trabalhar com a emissão de selos postais, perdendo apenas para a Inglaterra, a pioneira na criação, que emitiu o “Penny Black” em 1840. Logo após, surgiram mais três modelos: “Inclinado”, no ano de 1844; “Olho-de-Cabra”, em 1850; e o “Olho-de-Gato”, em 1854; todos com o valor de 30, 60 e 90 réis.
O Brasil foi o primeiro país a lançar um modelo de selo postal em braile, a escrita dos deficientes visuais, que é feita através de pontos em alto relevo. Em 1989 o Brasil lançou um modelo tridimensional, conhecido como holográfico, tornando-se o segundo país a distribuir um exemplar mais criativo e melhor elaborado.
Aos poucos, os modelos criados foram se tornando tão interessantes e valiosos que as pessoas passaram a colecioná-los, principalmente os mais raros, ficando reconhecidos como filatelistas.
Segundo informações dos Correios, os selos brasileiros já conquistaram vários prêmios internacionais, como o São Gabriel (padroeiro dos correios), e de melhor selo estrangeiro, o Piracema, no ano de 2006.
Hoje em dia, em consequência das facilidades do mundo virtual, os selos estão esquecidos, pois a população se comunica através da internet, mas se você ainda possui uma coleção de selos, saiba que você pode estar guardando uma pequena fortuna dependendo da raridade do Selo.