A ONG RPAA – Rede de Proteção Animal e Ambiental, da cidade de Artur Nogueira, responsável pelo resgate, cuidado e proteção de animais em situação de rua em Artur Nogueira realizou, ao longo do mês de outubro, uma série de homenagens a moradores que se destacam pela atuação voluntária na Causa Animal. As homenagens contemplaram tanto protetores pioneiros — pessoas que iniciaram o movimento de cuidado e sensibilização animal na cidade — quanto cidadãos que, até hoje, dedicam parte do dia a dia para alimentar, acolher e proteger cães e gatos abandonados.
Entre os homenageados estão João Tancredo, Maria Augusta Padueli, Selma Peixes, Inizia Terezinha da Cunha Rodrigues do Prado, Geni Ernesto Herget e Maria Izildinha Martinelli, reconhecidos como os primeiros protetores de animais do município. Essas pessoas foram referências nas décadas passadas e abriram caminho para que a Causa Animal se tornasse uma pauta de respeito e responsabilidade comunitária em Artur Nogueira.
Também recebeu homenagem o comerciante Marcos Roberto Leone, proprietário do tradicional Bar Antártica, localizado na Avenida Fernando Arens. O estabelecimento é amplamente conhecido por manter, há anos, água e ração disponíveis para animais de rua, gesto que inspira outros comerciantes e moradores.
Outro destaque foi o casal Leia Reis e Tomás de Aquino Machado, que realiza um trabalho diário de levar alimento e água para animais, principalmente durante a noite — período em que muitos cães e gatos têm mais dificuldade de encontrar comida.
A voluntária Simone Rodrigues também foi reconhecida por manter pontos de alimentação no bairro onde reside, assim como Marlene Ortega, que cuida de animais de rua nas proximidades de sua casa, tendo até mesmo um local fixo onde deixa água e ração diariamente.
A empresária Priscila Graciola de Faria e seu esposo, Dr. Richardson Ribeiro Faria, também foram homenageados pela contribuição constante à ONG, seja por meio de doações, apoio administrativo ou orientações jurídicas nas atividades da Rede de Proteção Animal.
Por fim, a homenagem também destacou Elza Regina Pavin, que há quase cinco anos recolhe tampinhas plásticas que são convertidas em ração e medicamentos para animais em situação de rua — uma ação que, além de ajudar os animais, ainda contribui para o meio ambiente.
De acordo com a ONG, o objetivo das homenagens é valorizar o trabalho silencioso, muitas vezes desconhecido pela população, mas que faz grande diferença para o bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade. “Essas pessoas fazem a diferença todos os dias. São exemplos de amor, respeito e dedicação”, afirmou a organização.













