A Câmara Municipal de Artur Nogueira prestou, durante a sessão desta segunda-feira, uma homenagem póstuma ao empresário nogueirense Fernando Henrique Hideki Shirakura, de 35 anos, que faleceu na madrugada de sábado (15), em Belo Horizonte (MG). A pedido do vereador Professor Tiago Vigna (PSD), os parlamentares realizaram um minuto de silêncio em memória do atleta e voluntário, reconhecido pela trajetória no esporte e por seu empenho em ações solidárias.
Homenagem no plenário
Ao solicitar a homenagem, Vigna fez um relato emocionado sobre a história de vida de Fernando.
“Eu gostaria de fazer um pedido antes de encerrar essa sessão, que a gente fizesse um minuto de silêncio para o Fernando Shirakura que nos deixou nesse final de semana. Fernando era um comerciante muito conhecido na cidade. Em abril deste ano, num ato muito bonito e honroso, estava levando doações para uma comunidade carente de Minas Gerais quando sofreu o acidente. Desde então, passou por procedimentos cirúrgicos e vinha lutando para sobreviver, mas infelizmente nos deixou aos 35 anos, deixando esposa e dois filhos”, disse.
O vereador também destacou a relação próxima que teve com Fernando no universo das artes marciais.
“Eu conheci o Shirakura dentro do tatame. Ele era faixa preta de judô, lutador de jiu-jitsu, e tive a honra de compartilhar treinos com ele. Em 2007, ele foi campeão mundial de jiu-jitsu. Ele deixou seu legado não só dentro do tatame como lutador, mas também como um homem honroso e bondoso, que estava indo fazer caridade — um ato de amor ao próximo — quando sofreu este acidente”, concluiu.
Acidente aconteceu durante ação humanitária
Fernando estava internado havia cerca de um mês devido às complicações de um grave acidente ocorrido em abril, durante uma missão solidária no interior de Minas Gerais. Ele participava de uma ação que distribuía roupas, alimentos e outras doações a famílias em situação de vulnerabilidade.
Segundo relato da esposa, o caminhão em que estavam perdeu estabilidade ao passar por um trecho molhado e com resíduos de óleo. O motorista tentou desviar, mas o veículo derrapou e quase caiu em um barranco. Nesse momento, uma caminhonete colidiu frontalmente com o caminhão, atingindo justamente o lado em que Fernando estava.
Com o impacto, ele foi arremessado para fora da cabine e ficou desacordado na pista. Um policial e um médico do SAMU que passavam pela rodovia prestaram os primeiros socorros até a chegada da equipe de resgate.
Inicialmente, Fernando foi levado ao hospital de Diamantina (MG), onde recebeu atendimento emergencial. Diante da gravidade, foi transferido para Belo Horizonte e passou por cirurgia delicada. Apesar de toda a luta e dos cuidados médicos, ele não resistiu às complicações.


