“Se as pessoas tivessem que optar entre a concessão do SAEAN ou da prefeitura, o povo optaria pela concessão do Poder Executivo”, diz vereador Lucas Sia

O parlamentar municipal afirmou que o prefeito está indo em direção contrária aos interesses da população nogueirense.

Por: Correio Nogueirense
10/08/2018

Ao final da audiência pública promovida pela prefeitura de Artur Nogueira que discutia a concessão do SAEAN para o setor privado, foi dada a oportunidade da população se manifestar contrária ou a favor da ação. Uma das pessoas que se dirigiu a tribuna foi o vereador Lucas Sia (PSD). O Parlamentar é um dos cinco vereadores contrário ao ato do Executivo.

O parlamentar iniciou sua fala questionando o Poder Executivo ali representado pelo Secretário de Negócios Jurídicos, Dr. Marcos Paulo Jorge de Souza, se a partir do momento que o SAEAN fosse privatizado, a empresa continuaria receber investimentos públicos. Em resposta, Dr. Marcos Paulo afirmou que não aconteceria tal ação.

“Salvo engano, no meu conhecimento, os investimentos públicos não podem ser destinados ao setor privado. O investimento público seria para a prefeitura eventualmente”, explicou.

Não satisfeito com a resposta do secretário, o parlamentar municipal explicou como o SAEAN consegue investimentos. “Atualmente, conseguimos captar dinheiro estadual e federal. Como algumas cidades estão fazendo concessão, estes recursos ficam disponíveis para as cidades que não adotaram a concessão, por isso fica mais fácil de conseguir disputar e ter maior chance de conseguir a verba via projetos”, explicou.

Em seu discurso, Lucas Sia ironizou sobre a privatização. “Se a maioria das pessoas de nosso município que estão aqui hoje, tivessem que optar entre a concessão do SAEAN durante 35 anos ou a concessão da prefeitura durante os dois anos que restam, o povo optaria pela concessão do Poder Executivo”, ironizou.

Lucas foi enfático em afirmar que está lutando em prol do bem da população de Artur Nogueira. Segundo o vereador ele fará de tudo para que o SAEAN volte a ser regida pelo poder Legislativo.

“Pedimos ao poder executivo que ouça a população. Nós sabemos que a casa legislativa é a casa representante do povo, então nós estamos correndo atrás de assinaturas, estamos pedindo que os demais vereadores nos ajudem para que consigamos alterar a lei Orgânica do município. Estamos tentando pedir a iniciativa popular que consigamos ultrapassar pelo menos duas mil assinaturas para fugirmos da margem de erro e assim conseguirmos segurar o SAEAN”, enfatizou.

No final do seu discurso, Lucas apelou para o Poder Executivo ouvir a opinião da população que em sua grande maioria pede a “não privatização”.

“É muito grave o Executivo insistir na concessão, mesmo vendo a insatisfação da população. Você está indo de encontro contra o próprio povo que te elegeu e mais grave ainda contra o seu programa de governo”, afirmou.

Comentários

Veja também