Obras da ETE Stocco continuam paradas

A fundação da Estação de Tratamento e Esgoto começou em 2013

Por: Correio Nogueirense
30/08/2018

Durante uma sessão na Câmara Municipal, no dia 11 de Junho, foi aprovado um Projeto de Lei (PL) que liberou o repasse de verba de R$ 1 milhão e trinta mil do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), para a prefeitura continuar as obras da Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) do bairro Stocco, mas até hoje o local está da mesma maneira, o que pode causar prejuízos ao município.

O valor para dar retorno às obras foi disponibilizado pelo Serviço de Água e Esgoto da cidade, pois estava com um caixa positivo. “Eu só espero que isso não sirva de justificativa para uma possível concessão do Saean. Com o valor que a autarquia tem em caixa ela consegue se manter, e essa desculpa não cabe aqui”. Disse o vereador Davi Fernandes (DEM) no dia da sessão.

A ETE do bairro Stocco deveria estar pronta desde janeiro de 2015, a construção da Estação teve início no fim do ano de 2013. Quem deveria concluir e financiar as obras no bairro é a prefeitura da cidade.

No dia da aprovação da verba outros vereadores se manifestaram sobre o assunto. “Esgoto é uma questão de saúde pública e se não fosse o Saean essa conta seria paga? Muito obrigado ao Saean que tem dinheiro para dar a contrapartida a uma responsabilidade que a prefeitura assumiu”. Questionou Lucas Sia (PSD).

O vice-presidente da Câmara Professor Adalberto (PSDB) também se pronunciou dizendo que a cidade precisa de tratamento de esgoto. “Eu também pago 100% do esgoto e sei que ele não é todo tratado, então nós queremos. Votamos para que esse repasse seja feito, mas a luz de alerta está acesa, estamos de olho”.

A obra pública para concluir a Estação de Tratamento e Esgoto é realizada por partes. Foram divididos até agora dois processos no Stocco, cada um custou cerca de R$ 160 mil retirados dos cofres do Saean. O vereador Rodrigo de Faveri (PTB) destacou a importância e o valor que o Serviço tem para o município de Artur Nogueira. Segundo ele a competência é do Saean porque ela recebe a taxa de esgoto.  Para ele, o problema seria descapitalizar a autarquia.

Os munícipes aguardam o andamento do processo feito no bairro.

Fizemos contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, até o momento não obtivemos respostas. Ao recebermos a resposta a matéria será atualizada.

Confira as fotos:

[justified_image_grid]

Comentários

Veja também