O autor da proposta que virou Lei é o professor José Castilho Marques Neto. Ele irá fazer duas palestras sobre o tema na Academia Unasp de Pesquisadores em Engenheiro Coelho (SP), na segunda-feira (10).
A chamada Lei Castilho foi promulgada no Diário Oficial da União e estabelece eixos estratégicos para valorizar a leitura entre os brasileiros. Os eixos de atuação são a (1) Democratização do acesso, (2) Fomento à leitura e à formação de mediadores; (3) Valorização institucional da leitura e do seu valor simbólico e (4) Fomento à cadeia criativa e à cadeia produtiva do livro.
O palestrante é Doutor em Filosofia e professor aposentado da FCL-Unesp, dirigiu a Editora Unesp por 27 anos, foi presidente da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e da Associação de Editoras Universitárias da América Latina e Caribe (Eulac) em três mandatos. Castilho também foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) desenvolvido pelos ministérios da Cultura e Educação.
A palestra desta segunda-feira (10) será às 14h00 no Auditório da Reitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), localizado na Vicinal Walter Boger, S/Nº – bairro Lagoa Bonita em Engenheiro Coelho (SP). Esse será o segundo encontro da Academia Unasp de Pesquisadores após sua criação em 07 de junho de 2018. Na ocasião, os palestrantes foram os professores, Suely de Brito Clemente Soares, Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Jr.
Durante o encontro da Academia Unasp de Pesquisadores, José Castilho Marques Neto irá abordar os temas “Como escrever textos populares e acadêmicos” e ainda, “Avaliações da Capes sobre livros: como melhorar sua pontuação”.
Para participar, presencial ou online, é preciso fazer inscrição gratuita no site: https://bit.ly/2Q0YgG5