Segundo pesquisa, a saúde pública é ruim e vem piorando

A maior parte dos problemas é relacionado ao atendimento.

Por: Correio Nogueirense
15/09/2018

Brasileiros avaliam a saúde pública como ruim ou péssima, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) o número foi de 61% em 2011, para 75% este ano.

Fatores relacionados à dificuldade de atendimento são os problemas mais mencionados pela população, tais como: demora ou dificuldade para ser atendido, falta de equipamentos, unidades , investimentos e falta de médicos.

Segundo a pesquisa, dificuldade em marcar horários e o custo estão entre os principais entraves ao acesso à saúde. Oito a cada dez brasileiros concordam que já deixaram de procurar um médico ou de fazer exames devido à dificuldade em marcar horário. O custo também é um entrave importante. Cerca de sete a cada dez brasileiros concordam que já deixaram de procurar um médico, de fazer exames ou de tomar medicamentos prescritos devido ao custo.

Seis em cada dez brasileiros mencionam a necessidade de equipar melhor os hospitais e postos de saúde entre as principais ações para melhorar a saúde pública. Aumentar o número de médicos e melhorar a formação dos médicos também são ações amplamente mencionadas.

Comentários

Veja também