Os celulares possuem um registro digital, que é capaz de realizar bloqueios em caso de roubo ou perda, trata-se de uma sequência de números e caracteres especiais únicas para cada dispositivo, batizada de IMEI (em referência ao termo International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel).
Para descobrir o registro do seu aparelho basta digitar o código *#06# e discar em seguida. A sequência de caracteres será exibida na tela do celular. Basta salvar esse número em um lugar de fácil acesso e fora do telefone, tais como e-mail pessoal ou numa plataforma hospedada em nuvem.
O IMEI pode ser muito útil caso seu aparelho seja roubado. Você pode até não conseguir jamais recuperá-lo, mas com o IMEI poderá bloqueá-lo junto à operadora. As funções que dependem dela, como ligações e conexão com a internet, ficarão indisponíveis. Com isso, o celular perde completamente a utilidade.
A Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel) vem utilizando esse registro para bloquear aparelhos pirateados desde maio deste ano. Os celulares que não possuem um IMEI válido são falsificados e, por isso, fazem parte do comércio paralelo que a agência busca combater por meio do projeto Celular Legal.